enfermeiros chts
Publicidade

Enfermeiros do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), Jorge Brandão e Pedro Luís, distinguidos com o Prémio Valor e Excelência em Docência e Formação durante a Convenção Internacional dos Enfermeiros.

A Filipe Serralva, diretor médico, juntaram-se dois enfermeiros do CHTS para levar o projeto “Somos Um”, uma iniciativa que pretende dotar os portugueses de conhecimento sobre Suporte Básico de Vida.

enfermeiros chts 1

O projeto foi criado no âmbito da Associação Nacional de Emergência (ANESC) por vários profissionais da área de saúde, entre eles, médicos e enfermeiros, na região de Penafiel. Filipe Serralva explica em declarações ao Jornal A VERDADE que o objetivo passa por combater “a baixa literacia em saúde e a baixa percentagem de pessoas que sabem fazer o suporte básico de vida”.

Embora a criação recente, o projeto acabou por ser distinguido com o Prémio Valor e Excelência em Docência e Formação durante a Convenção Internacional dos Enfermeiros que decorreu na Figueira da Foz nos dias 10 e 11 de maio. 

enfermeiros chts 1

Jorge Brandão e Pedro Luís são os enfermeiros que levaram este projeto a cabo e que consideram, em conjunto com o diretor médico, que a distinção foi “importante porque é um reconhecimento que está a ser feito do valor e da excelência deste projeto em termos formativos. Pretendemos levar o projeto também à Zona Centro e Sul e a Trás-os-Montes e ficamos contentes porque vemos que o projeto está a ser divulgado e que as pessoas estão a aderir”. Filipe Serralva acrescenta que “estamos a conseguir fazer o que queremos que é massificar a população em termos de suporte básico de vida”. 

enfermeiros chts 2

Filipe Serralva reitera que este projeto foi encontra-se “preocupado com a baixa literacia em saúde e a baixa percentagem de pessoas que sabem fazer o suporte básico de vida”. Por este motivo, o projeto visa “capacitar os jovens que estão a sair do secundário em suporte básico de vida. Escolhemos o 11.º ano porque são pré-cidadãos, têm 17 anos e nós vamos estar a dizer ‘para o ano vocês já são cidadãos de verdade têm muitos direitos, mas também têm muitas responsabilidades e uma das principais responsabilidades é cuidar do outro'”. 

Assim, acredita que é através dos jovens que pode ser feita “uma mudança geracional. Pretendemos daqui a uns anos dizermos que toda a população portuguesa sabe fazer suporte básico de vida, sabe salvar a vida de quem está ao lado”, termina.