projeto medea
Publicidade

O projeto MEDEA vai premiar e homenagear os melhores alunos e equipas que participaram na sua 15.ª num evento a realizar-se no próximo dia 14 de setembro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A equipa “Nekoma”, da Escola Secundária de Paços de Ferreira, vai ser distinguida com uma Menção Honrosa pela sua participação nesta iniciativa “destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos eletromagnéticos”, explicou a organização.

O projeto apresentado pela equipa de Paços de Ferreira, “mapeou campos magnéticos naquela localidade em locais de muita afluência de pessoas (nomeadamente nas proximidades de cabos de média e alta tensão e em subestações) e divulgaram os resultados pela comunidade”, adiantaram os responsáveis pelo projeto. A equipa de alunos foi composta por Afonso Mota e Beatriz Santos, com o apoio da professora Rosa Neto.

A equipa “Lords Quânticos”, da Escola Básica e Secundária de Lordelo, Paredes, foi a grande vencedora desta iniciativa. O projeto da equipa paredense mediu “os valores de campos magnéticos em linhas de transporte de energia elétrica, em subestações e em cabos de alimentação de uma placa de aquecimento, comparando os valores obtidos com os máximos permitidos pela legislação em vigor”. Os “Lords Quânticos” foram constituídos pelos alunos Daniel Neto, Diogo Lamas, João Ribeiro, Nuno Gomes e Pedro Bessa com a supervisão do professor Rui Almeida. 

O projeto MEDEA é um projeto organizado em conjunto pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da Redes Energéticas Nacionais (REN). 

José António Paixão, da SPF, faz um balanço positivo desta edição, “Com o MEDEA conseguimos trazer os conceitos da sala de aula para uma medição experimental, e depois associá-la e interpretá-la do ponto de vista da vida quotidiana”, salientou o representante da SPF.

As inscrições para a 16.ª edição do MEDEA vão estar abertas a partir do 11 de setembro, através do link partilhado pela organização. 

Instituído em 2008, o MEDEA é um projeto da SPF e da REN , dirigido aos alunos do 10o ao 12o ano dos ensinos secundário e profissional.

Fotografia: Projeto Medea

projeto medea 1