Foi apresentado, esta segunda-feira, dia 26 de setembro, o projeto Escala Comigo 2.0, no Pavilhão Multiusos de Aguiar de Sousa, em Paredes, no âmbito da Semana Europeia do Desporto. O objetivo da iniciativa é envolver os alunos do primeiro ciclo, do terceiro e quarto anos, do Agrupamento de Escolas de Sobreira, nomeadamente, do Centro Escolar de Recarei e do Centro Escolar de Sobreira, “nas vertentes cultural, biológica e ambiental, através das vivências da escalada e natureza como meio saudável para a prática de atividade física”.

Foto: Município de Paredes

Em comunicado, a autarquia cita o vereador com o Pelouro da Educação, Paulo Silva, presente na apresentação, que referiu que este projeto será desenvolvido na zona sul do concelho, “porque em Aguiar de Sousa há um local – o Parque Natural da Senhora do Salto – que é muito procurado para se fazer escalada”. “Os alunos vão poder conhecer a modalidade e, quem sabe, gostarem e poderem, mais tarde, usufruir também deste espaço”, indicou. O vereador com o Pelouro do Desporto, Renato Almeida, que referiu que “a promoção da escalada será muito enriquecedora para os alunos, uma vez que vai permitir estar em contacto com uma nova modalidade”.

Foto: Município de Paredes

A apresentação contou, ainda, com a participação de cerca de 50 alunos do Centro Escolar de Recarei e do Centro Escolar de Sobreira, que puderam assistir a uma demonstração e experimentar a modalidade.

Pelo menos uma vez por semana, os alunos vão dedicar-se à aprendizagem da escalada com técnicos qualificados. A atividade extracurricular Escala Comigo 2.0 vai focar-se nas regras de segurança e nas técnicas de escalada em parede de escalada artificial.

Foto: Município de Paredes

A iniciativa Escala Comigo 2.0 é promovida pela autarquia e pela AGUI – Associação de Solidariedade Social de Aguiar de Sousa, em articulação com o Agrupamento de Escolas da Sobreira, no âmbito do Programa Nacional Desporto para Todos.

A Semana Europeia do Desporto decorre até esta sexta-feira, dia 30 de setembro.