Na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, o projeto Des Agro 4.0 vai promover as jornadas sobre o tema “Tecnologias de Precisão no Setor Frutícola”, a decorrer na sala de Imprensa do Casino Fundanense, Fundão, e com transmissão online.

O evento vai iniciar às 14h30 e a inscrição é gratuita, mas obrigatória. Tem como missão “dotar as explorações agrícolas destes territórios com competências e conhecimento que as ajudem a implementar modelos de negócio inteligentes na sua atividade”, frisou a Dolmen num comunicado.

No decorrer deste evento, vão ser apresentados “produtos e serviços de apoio à fruticultura de precisão, nomeadamente, equipamentos de medição e controlo de maturação, espectrómetros, rastreadores de frutas, embalamento inteligente e software de gestão agrícola”, assim como os Dossiers de Inovação dos Modelos Técnico-Económicos para a fileira da cereja e entrepostos frutícolas, resultantes do trabalho desenvolvido ao longo do projeto.

O projeto Des Agro 4.0 resulta de uma parceria entre a Dolmen – Cooperativa de Desenvolvimento Local e Regional, a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Instituto Politécnico de Castelo Branco e é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.

O projeto Des Agro 4.0 é uma rede de cooperação que pretende identificar e promover a incorporação de novas tecnologias baseadas na IoT (Internet of Things) nos setores agroalimentar e agroindustrial das regiões do Douro Verde e da Cova da Beira.

Texto redigido com o apoio de Francisco Pinto, aluno estagiário da Escola Superior de Educação de Viseu.