O projeto “Resistência e Liberdade”, de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca (Lousada), conquistou o terceiro lugar, na categoria do Ensino Secundário, no concurso “25 de Abril, um projeto de Liberdade”.
Destacando-se entre “centenas de projetos”, “Resistência e Liberdade” iniciou-se com uma exposição, no ano letivo de 2022/2023 e materializou-se no livro, “Resistência e Liberdade: Lousada durante a Ditadura Militar e o Estado Novo”, e uma peça de teatro “A Resistência Popular, no Motim de S. Miguel”, para assinalar os 50 anos da Revolução.
O projeto multidisciplinar e as atividades resultaram “das pesquisas e investigação realizadas em fundos documentais existentes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo e incidiram sobre os processos dos lousadenses detidos pela PVDE-PIDE-DGS“, explica o agrupamento em comunicado.
Com “Resistência e Liberdade”, o agrupamento reconhece que prestou uma “justa homenagem aos 50 lousadenses (45 homens e 5 mulheres) que resistiram à ditadura. Através das histórias, cumpre-se o encontro entre a geração do passado, dominada pela ditadura fascista, que, apesar da opressão constante, foi capaz de resistir e lutar e a do presente democrático, que se esclarece e responsabiliza perante os desafios da liberdade”, refere ainda.
As atividades foram promovidas pelo Núcleo de Investigação Local, entretanto criado no Agrupamento, em articulação com as estruturas ou projetos já existentes: Clube de Ciência Viva, Biblioteca Escolar, Mário Fonseca TV e Clube de Teatro.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 15 de maio, no Estúdio Time Out, em Lisboa.
Fotografias do artigo: Mário Fonseca TV