bootcampo juventude cruz vermelha marco canaveses 1
Publicidade

Entre os dias 4 e 5 de setembro, jovens de Itália e da Turquia reuniram-se na Escola Profissional de Agricultura, em Marco de Canaveses, para participar no projeto europeu “Acting Local, Changing Global”.

Este projeto é coordenado pela Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa e, desta vez, decorreu em terras marcoenses com a passagem dos voluntários pelo concelho e por uma escola que permitiu “um maior contacto com a natureza e com a vida no campo”. As sessões tiveram como objetivo debater “a solidariedade e partilhar boas-práticas”. 

bootcampo juventude cruz vermelha marco canaveses 4

Para além disso, foi possível “avaliar a motivação destes/as voluntários/as, que estão longe de casa e dos/as seus/suas familiares e amigos/as há mais de cinco meses e escolheram Portugal para levar a cabo este desafio, em prol da solidariedade e da mudança. Através de várias estratégias de educação não-formal, foi identificado o nível de motivação dos/as voluntários/as, falando-se ainda de tópicos importantes como Inclusão e Saúde Mental”, pode ler-se em nota de imprensa. 

O projeto de voluntariado “Acting Local, Changing Global II” é financiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade e tem como principais objetivos “a promoção da Saúde e Bem Estar na educação, a intervenção para Inclusão e Igualdade de Género, a Educação para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional, a Empregabilidade, Empreendedorismo e Cidadania Ativa, a Educação Ambiental e a Educação Humanitária”.

bootcampo juventude cruz vermelha marco canaveses 2

Desta forma, durante um ano, os/as voluntários/as realizam diferentes atividades que visam fomentar “a solidariedade nas crianças e jovens, não só entre si, mas também para com todos as pessoas, independentemente da nacionalidade e género”. Para além de promoverem “a mudança na comunidade na qual estão inseridos/as, irão desenvolver a sua própria identidade pessoal, social e competências profissionais”. Desta forma, os/as “voluntários/as, além de serem incluídos/as nos projetos das estruturas juvenis da Cruz Vermelha Portuguesa, são desafiados/as a participar no planeamento de eventos, redes sociais, atividades de comunicação e, até mesmo, motivados/as a criar os seus próprios projetos e desenvolverem e implementarem as suas ideias“.

Neste Bootcamp participaram jovens que encontram-se a fazer voluntariado em várias Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa, nomeadamente, Braga, Guimarães, Sanguedo e Vale de Cambra.

bootcampo juventude cruz vermelha marco canaveses 3
bootcampo juventude cruz vermelha marco canaveses 1