logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Arrancam este mês novas fases do projeto BTinova 2.0 da Associação de Municípios do Baixo Tâmega

Redação

Vão arrancar este mês novas fases do projeto BTinova 2.0, com ações de capacitação. Esta é uma iniciativa conjunta da Associação Empresarial de Amarante e da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, líderes do consórcio da candidatura ao Sistema de Ações Coletivas – Qualificação, aprovada pelo NORTE 2020. No dia 28 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amarante, decorreu o consórcio do projeto.

O objetivo do BTinova 2.0 é "a promoção do roteiro enogastronómico 'Verde Sentido', a certificação de produtos da região e novas ações de qualificação dos agentes do território do Baixo Tâmega", informa um comunicado.

A reunião foi liderada pela presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e atual Presidente da AMBT, Cristina Vieira, e contou também com membros dos executivos das Câmaras Municipais de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Resende.

Foto: Associação de Municípios do Baixo Tâmega

"O encontro permitiu operacionalizar as próximas etapas do projeto, estando previsto o arranque das ações de qualificação das empresas em fevereiro, através de ações conjuntas nas áreas do marketing digital, harmonização de vinhos e estruturação da oferta turística. Segue-se um conjunto de ações de capacitação individuais em empresas ligadas ao setor do enoturismo, que irão integrar o roteiro 'Verde Sentido'. Trata-se da aposta mais distintiva deste projeto e uma marca que tem vindo a associar os operadores turísticos, os restaurantes e as unidades hoteleiras, em torno da ideia de oferecer serviços de animação turística de excelência e em parceria", destaca Cristina Vieira, presidente da AMBT.

O BTinova 2.0 inclui ainda o desenvolvimento dos processos de certificação de sete produtos endógenos da região, um por município, tais como: o anho assado com arroz de forno, o mel do Marão, os doces conventuais de Amarante, a maçãs de Basto, o fumeiro de Baião e os citrinos da Pala, já iniciados no projeto anterior e que serão agora retomados nesta segunda edição do projeto. Serão também contemplados novos produtos dos municípios de Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto e Resende.

Destaca-se ainda a promoção da conferência "Great Wine Capitals", a participação na Feira BTL'22, o lançamento da aplicação e do website "Verde Sentido" e a realização de uma press trip e a campanha de marketing digital. As ações decorrem até setembro de 2022.

Artigo redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.