Vão arrancar este mês novas fases do projeto BTinova 2.0, com ações de capacitação. Esta é uma iniciativa conjunta da Associação Empresarial de Amarante e da Associação de Municípios do Baixo Tâmega, líderes do consórcio da candidatura ao Sistema de Ações Coletivas – Qualificação, aprovada pelo NORTE 2020. No dia 28 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Amarante, decorreu o consórcio do projeto.
O objetivo do BTinova 2.0 é "a promoção do roteiro enogastronómico 'Verde Sentido', a certificação de produtos da região e novas ações de qualificação dos agentes do território do Baixo Tâmega", informa um comunicado.
A reunião foi liderada pela presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e atual Presidente da AMBT, Cristina Vieira, e contou também com membros dos executivos das Câmaras Municipais de Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Resende.

"O encontro permitiu operacionalizar as próximas etapas do projeto, estando previsto o arranque das ações de qualificação das empresas em fevereiro, através de ações conjuntas nas áreas do marketing digital, harmonização de vinhos e estruturação da oferta turística. Segue-se um conjunto de ações de capacitação individuais em empresas ligadas ao setor do enoturismo, que irão integrar o roteiro 'Verde Sentido'. Trata-se da aposta mais distintiva deste projeto e uma marca que tem vindo a associar os operadores turísticos, os restaurantes e as unidades hoteleiras, em torno da ideia de oferecer serviços de animação turística de excelência e em parceria", destaca Cristina Vieira, presidente da AMBT.
O BTinova 2.0 inclui ainda o desenvolvimento dos processos de certificação de sete produtos endógenos da região, um por município, tais como: o anho assado com arroz de forno, o mel do Marão, os doces conventuais de Amarante, a maçãs de Basto, o fumeiro de Baião e os citrinos da Pala, já iniciados no projeto anterior e que serão agora retomados nesta segunda edição do projeto. Serão também contemplados novos produtos dos municípios de Mondim de Basto, Cabeceiras de Basto e Resende.
Destaca-se ainda a promoção da conferência "Great Wine Capitals", a participação na Feira BTL'22, o lançamento da aplicação e do website "Verde Sentido" e a realização de uma press trip e a campanha de marketing digital. As ações decorrem até setembro de 2022.
Artigo redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.