“A(Vós) que nos unem” foi o projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) 2021/2022, em Amarante e está a ser implementado junto dos idosos isolados do concelho, em parceria com o projeto ‘Aproximidade’ do município, que tem como missão promover uma vida saudável, ativa e plena na terceira idade.

O projeto propunha “pensar a condição dos idosos contribuindo para a melhoria de vida através de valores como a empatia, o altruísmo e a inclusão”. Os autores do projeto, Ana Teixeira, Ana Rita Teixeira, David Ribeiro, David Santos, Dulce Moura, Inês Gomes e Maria Leonor Teixeira, “convidam os idosos a contar uma história sobre as raízes e memórias, recordações e acontecimentos que marcaram a geração e, com a ajuda tablets cedidos pela câmara, registam os testemunhos que serão, posteriormente, compilados num livro de memórias digital“, explica o município.

São também objetivos do projeto familiarizar os idosos com as novas tecnologias. “Nesta atividade as tecnologias são grandes aliadas da arte, a criação é contínua e a comunicação mais eficaz e singular”, acrescenta.

O “A(Vós) que nos unem” foi o projeto mais votado na 7.ª edição do OPJ 2021/2022.