A programação do “Aldear” vai contemplar o concelho de Castelo de Paiva, e tem uma apresentação agendada para dia 18 de junho, na Capela do Gilde, na freguesia de Real. O projeto é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.
Segundo a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, o Aldear é um projeto cultural que ativa as comunidades de 11 aldeias dos municípios da região do Douro, Tâmega e Sousa, traduzindo-se num encontro entre as identidades locais e os métodos de estruturas de criação artística contemporânea oriundas de várias partes do país. “Apresenta-se como um projeto artístico multidisciplinar, de escala humana, centrado nas pessoas e na procura de um tempo diferente. É um encontro de processos que dará origem a 11 partilhas públicas a partir de percursos artísticos, espectáculos comunitários, instalações e conversas”, explica.
O Aldear tem como propósito “capacitar, valorizar competências e a identidade local, dar poder às comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas”.
Este projeto cultural pretende também “valorizar as competências e a identidade local, dar força às comunidades, contribuindo para o sentido de pertença das populações envolvidas. Mais do que desenvolver processos artísticos com a população ou ativar um dia de encontro comunitário, o Aldear pretende agitar e dinamizar os públicos-alvo e, de uma forma geral, toda a comunidade dos locais envolvidos, potenciando a materialização de um projeto com contexto comum aos 11 municípios integrantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que de abril a junho, possibilite a valorização da identidade intermunicipal e a coesão territorial”.
Em cada um dos municípios da região é aplicada uma metodologia integrada, que culmina com um dia de apresentação final e pública dos processos desenvolvidos com a comunidade, contextualizado num encontro social e comunitário, apto a dar posse ao lugar, às pessoas e a comunidade.