Reabriram na passada segunda-feira, dia 7 de fevereiro, as candidaturas para a  aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas.

Segundo comunicado do Programa de Desenvolvimento Rural, esta iniciativa tem apoio da Next Generation e apoia agricultores com 10 milhões de euros. Visam dotar as explorações agrícolas com capacidade de produção de energia solar fotovoltaica, contribuindo para a sua autossuficiência e descarbonização do setor. Desta forma, reduzem a utilização de combustíveis fósseis na agricultura.

A submissão de candidaturas é efetuada entre as 17:00 do dia sete de fevereiro e as 17:00 do dia seis de maio. Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio não reembolsável e assumem a modalidade de custos simplificados.

As candidaturas são submetidas através de formulário eletrónico disponível no sítio no portal do Portugal 2020 em www.portugal2020.pt, ou do PDR2020 em www.pdr-2020.pt, e estão sujeitas a confirmação por via eletrónica a efetuar pela autoridade de gestão.

Texto redigido com o apoio de Sofia Gomes, aluna estagiária da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro