fintar a dor penafiel marco 2025 43
Publicidade

Na manhã desta segunda-feira, 10 de março, o Pavilhão Municipal de Recezinhos, em Penafiel, foi palco do arranque do projeto “FintADor”, direcionado a utentes com dores osteoarticulares e que tem como objetivo reduzir as dores, melhorar a função articular e a saúde física e mental.

O início do programa de atividade física, pioneiro na região, contou com a presença de 40 utentes inscritos na USF União Penafidelis (o programa conta com um total de 60 doentes) com dores osteoarticulares, incluindo os diagnosticados com com osteoartrite e outras patologias músculo esqueléticas.

fintar a dor penafiel marco 2025 35

A criação do projeto surgiu da necessidade de colmatar a “falta de atividade física direcionada aos doentes com problemas musculoesqueléticos que sofrem de dor crónica“, como nos explica Celeste Marinho, a ‘mãe’ do “FintADor”.

A coordenadora da USD União Penafidelis não tem dúvidas de que a atuação nos problemas de saúde “consiste não só na vertente curativa, mas também em prevenir usando recursos da comunidade. É fundamental para a saúde, além de ter uma boa alimentação, praticar atividade física“.

O arranque foi muito bom

O desafio foi lançado ao departamento do desporto da Câmara Municipal de Penafiel que “acolheu bem a ideia” do projeto de intervenção, através do qual os utentes serão monitorizados para se perceber, do ponto de vista clínico, “quais os benefícios ao longo dos meses. Vamos verificar que efeitos poderá ter, não só na saúde física, mas também na saúde mental. Estou certa de que esta interação social, que vai combater a solidão, é muito benéfica”, reiterou Celeste Marinho, que aponta para um prolongamento da iniciativa. “O arranque foi muito bom. Quando há projetos destes as pessoas ficam relutantes, mas não foi o caso. As pessoas querem fazer alguma coisa pela saúde e, portanto, acolheram muito bem a iniciativa. Alargar a outras unidades seria ótimo”.

fintar a dor penafiel marco 2025 24

As dores osteoarticulares que afetam articulações e ossos são frequentes na população adulta. A atividade física adequada, como é o caso do projeto “FintADor”, pode melhorar significativamente a qualidade de vida dessas pessoas, aliviando a dor, melhorando a mobilidade e fortalecendo os músculos ao redor das estruturas físicas afetadas.

Vereadora da saúde destaca papel “fundamental” do exercício na saúde física e mental

Apesar de ter iniciado com o “entusiasmo” de Celeste Marinho, o projeto foi abraçado, também, pela USF União Penafidelis, ULS do Tâmega e Sousa e Município de Penafiel. “O vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Cepeda, é o padrinho deste projeto, que pretende-se que seja piloto, no sentido de que seja prorrogado e abraçado por outras unidades de saúde familiar do concelho e, quem sabe, a nível regional e nacional”, começou por referir a vereadora com o pelouro da saúde do município.

fintar a dor penafiel marco 2025 40

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Daniela Oliveira destacou o combate à dor, mas sobretudo “à solidão e isolamento. O objetivo é criar o sentido de equipa, momentos de partilha e convívio e o sentido de pertença. Hoje em dia, cada vez mais, nestas idades, sobretudo, ainda nos sentimos independentes e capazes, por isso precisamos de ter estímulo para podermos termos uma saúde mental mais favorável e aumentar o nível de qualidade de vida. É esse o pressuposto fundamental e principal deste projeto”.

O programa inclui três sessões semanais monitorizadas por técnicos municipais de exercício físico, às segunda, quartas e sextas-feiras, entre as 09h00 e as 10h00. Para se inscrever é obrigatória a consulta prévia junto do médico de família, que fará o devido acompanhamento.