formacao em praga
Publicidade

Fotografia: Formação em Praga

Dezasseis professores, de todos os níveis de educação e ensino, do Agrupamento de Escolas de Alpendorada, do concelho do Marco de Canaveses, estão integrados no programa Erasmus, direcionado para cursos de formação para professores. A candidatura foi aprovada no presente ano letivo.

Para além de uma formação específica, o programa proporciona a partilha de experiências, de estratégias e de boas práticas. De acordo com informação disponibilizada pelo agrupamento, os cursos de formação selecionados abrangem áreas muito diversas, indo ao encontro dos interesses dos professores.

Até ao momento, já usufruíram destes cursos de formação oito docentes, que realizaram formações em Tenerife, Dublin, Malta e Praga. Os restantes já têm formações marcadas em Sevilha, Malta, Praga e Berlim.

formacao em tenerife
Formação em Tenerife

As professoras Patrícia Bragança e Sandra Silva, ambas docentes de Educação Especial, deslocaram-se a Tenerife, de 12 a 16 de fevereiro, e participaram na formação “Emoções e Mente”. A ação caraterizou-se sobretudo por atividades práticas com finalidade de apelo ao relaxamento, respiração e libertação de emoções. “Foram desenvolvidas estratégias para distinguir as emoções e saber o que fazer em cada situação; despertar a criatividade e o lado positivo em nós próprios e nos outros e usar linguagem assertiva e não violenta, sem julgamentos ou estereótipos”, explicam.

Na cidade de Praga, na República Checa, as professoras Catarina Rodrigues, da disciplina de Inglês, e Sónia Bentinho, de Português, tiveram a oportunidade de assistir a uma formação sobre “Métodos de Aprendizagem de uma Língua Estrangeira”, que decorreu na semana de 18 a 22 de março. “Para além do enriquecimento e qualificação profissionais, da capacitação e do reforço de diversas competências”, as professoras acrescentam que, “neste tipo de mobilidade (Erasmus KA1), há aprendizagens que vão muito para além do que é visível e que nascem, sobretudo do intercâmbio, da partilha de estratégias e da reflexão sobre a forma como cada professor desenvolve o seu trabalho diário, como sente o ensino e como desenvolve, com os alunos, novas abordagens pedagógicas que valorizam a prática da docência e estimulam, nas crianças e nos jovens, o gosto, a vontade e a curiosidade pela aprendizagem de novos conteúdos”, acrescentam.