melhores alunos ivone goncalves 1
Publicidade

Um problema de saúde desviou Ivone Gonçalves, natural da freguesia de Galegos, Penafiel, do seu objetivo principal: entrar em medicina. No entanto, a jovem mostra-se confiante e está “convicta” de que no próximo ano irá conseguir ingressar no curso dos seus “sonhos”.

O espírito de competição acabou por levar Ivone Gonçalves a atingir médias altas e tudo indicava que entrar em Medicina não seria difícil. “Desde pequenina que sabia o que queria da minha vida, mas não consegui alcançar esse sonho este ano”, partilha em entrevista ao Jornal A VERDADE. Na altura dos exames nacionais, a jovem descobriu um problema de saúde que a “distraiu completamente” e fê-la “não conseguir atingir os resultados que pretendia”.

Na mesma semana, Ivone detetou dois nódulos mamários e outro na tiroide. A preocupação era tanto que foi afetada a nível mental, deixou de conseguir concentrar-se e vivia cada instante “preocupada e muito stressada”. No dia dos exames a questão “será que é algo maligno?” soou durante toda a prova. 

melhores alunos ivone goncalves 1
mc donalds alunos 10

Tempos mais tarde, Ivone Gonçalves descobriu que eram nódulos benignos e, de momento, aguarda por uma biopsia e espera retirar os nódulos que a afetam a “nível estético e de conforto”. Embora já se sinta mais aliviada, os resultados dos exames afetaram o futuro da jovem que acabou por entrar em Enfermagem, no Porto. Apesar das circunstâncias da vida, Ivone continua com um espírito “positivo”.

“Desde criança que sou muito teimosa e resiliente e, por isso, vou tentar de novo e tenho a certeza que vou conseguir porque temos de pensar sempre positivo na vida e temos de acreditar nas nossas capacidades. Só temos de nos dedicar e agarrar o nosso objetivo com unhas e dentes e é isso que eu vou fazer”, partilhou.

Neste sentido, a penafidelense tem tirado o máximo de proveito do curso. “Acho que vai ser uma experiência muito enriquecedora, estar em contacto com estas disciplinas e, ainda, descobri uma área da qual nunca pensei gostar: obstetrícia”. 

Levar a vida com leveza foi algo que Ivone teve de trabalhar dentro de si. “Inicialmente, era uma jovem ansiosa e stressada, mas com algumas situações da vida e com o apoio dos meus pais consegui perceber que não vale a pena olhar para o lado negativo porque só vamos estar a fazer mal a nós próprio. Só temos uma vida e temos de vivê-la, temos de estar felizes porque se não vamos ser infelizes a vida toda”.

melhores alunos ivone goncalves 4

É desta forma que tem encarado o primeiro ano na universidade. Ivone Gonçalves chegou ao Porto “sem conhecer ninguém”, viveu o “choque inicial”, mas com o passar do tempo confessa que começou a gostar do ambiente académico. “Não é exatamente o que eu quero para o meu futuro, mas sei que vai ser uma experiência ótima, em enfermagem já conheci pessoas muito incríveis e apaixonei-me por uma área da saúde que nunca pensei gostar que é a obstetrícia”. 

A todos os jovens que ingressaram este ano na faculdade ou que entraram para o secundário, Ivone Gonçalves deixa uma mensagem: “Independentemente do nosso esforço, existem circunstâncias na vida menos boas que podem condicionar o nosso sucesso, mas depois é não desistir e haverão mais oportunidades e tempo para recuperarmos os nosso sonhos. Temos de confiar em nós”. 

No que ao ensino secundário diz respeito, acrescenta que “é um pouco difícil e temos de nos dedicar para alcançar o que queremos, precisamos de estar atentos nas aulas, e acima de tudo, ter uma rotina saudável, praticar exercício físico e dormir bem, por isso, não façam noitadas a estudar, porque vos prejudica a nível mental e físico. É preciso descansar para o nosso cérebro conseguir organizar e absorver os estudos e manter o pensamento positivo. Acreditem que vão ser um dos melhores anos da vossas vidas”, finalizou. 

melhores alunos ivone goncalves 2
melhores alunos ivone goncalves 3