A Associação de Budo do Marco decidiu, pela primeira vez, organizar um ‘Open Karate’. O evento desportivo decorreu no Pavilhão Bernardino Coutinho, a 4 de janeiro, e contou com cerca de 400 atletas e treinadores inscritos, na vertente do Kata e Kumité.
Para o primeiro evento, a adesão foi “muito boa”, destacou o presidente da associação, Davide Fernandes. “Começamos o ano de uma forma muito positiva, porque é a primeira vez que estamos a realizar este tipo de evento. É um evento que requer alguma dinâmica a nível da organização, porque é preciso ter muitos acessórios, muitos materiais”, explicou.
Após o torneio, Davide Fernandes e a equipa contabilizaram a passagem de cerca de 1500 pessoas pela cidade. “Durante a manhã tivemos atletas dos sete aos 12 anos que acabaram por trazer pais, avós, tios e primos. De tarde, mesmo com adultos, a bancada manteve-se bem composta. Tivemos atletas de Portugal Continental, mas também da Madeira, o que demonstra a dimensão do evento”.
Na visão do presidente, estes convívios entre atletas, nomeadamente atletas federados, ajuda a promover “a interação entre colegas, o desafio e o convívio”. Também a prática de uma modalidade desportiva é, para a direção, uma forma de “promover a interação social dos atletas com outros clubes e treinadores. São criados valores como independência, autocontrole, confiança, honra, sinceridade, foco e autodisciplina”, ao mesmo tempo que se procura afastar as crianças e os jovens dos dispositivos eletrónicos.
Com base no feedback recebido pela direção, staff, treinadores e árbitros o objetivo será realizar novos open’s e aumentar o número de atletas para que se torne um evento regular na cidade do Marco. Como mensagem final, Davide Fernandes afirmou: “Quero deixar uma mensagem de agradecimento aos nossos patrocinadores”, reiterando a adesão positiva: “Houve comitivas que estavam cá desde quinta-feira, ou seja, houve uma dinâmica muito grande e isso foi muito bom para nós, para o concelho e região“. Na voz da direção, foi também acrescentada uma mensagem final: “Parabéns a todo o Staff que trabalhou incansavelmente para que este evento primasse pela excelência e organização! De realçar a forma como esta associação de Karaté marcoense, (ABM), vem sendo um elo fundamental na prática do desporto e desenvolvimento na nossa cidade”.
A direção salientou também as conquistas de 14 atletas da associação: “excelente prestação caseira dos nossos atletas que se apresentaram ao mais alto nível neste torneio, de salientar a conquista do lugar mais alto do pódio por parte da atleta Lara Gomes, o segundo lugar da Ana Beatriz Teixeira, os terceiros lugares de Luís David Moura, Diogo Gomes e da nossa mais jovem promessa Carolina Teixeira. Além destes, os restantes atletas enchem de orgulho o seu treinador Davide Fernandes e todos os que fazem parte deste clube pelo desempenho demonstrado nos vários combates”.