logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Primeiro dia da AGRIVAL dedicado a Celorico de Basto: "as pessoas unem-se nos eventos do mundo rural"

Redação

A AGRIVAL 2023 abriu portas esta sexta-feira, dia 18 de agosto, no concelho de Penafiel, e estende-se até domingo da próxima semana, 27 de agosto.

O primeiro dia da maior feira agrícola do norte do país foi dedicado ao concelho de Celorico de Basto. O presidente da câmara, José Peixoto Lima, realçou a "felicidade" que sentiu em poder "brindar" os visitantes com os produtos da região de Celorico de Basto no primeiro dia da AGRIVAL.

O centro da AGRIVAL acontece em Penafiel, mas une toda a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM). Nesta feira, Celorico de Basto representa o extremo de Braga e leva até aos visitantes da região os produtos que são "rainha", isto é, os vinos.

"Esta cadeia de vinhos une-nos a todos, é um produto de grande tradição, mas que se tem modernizado e impactado a economia. Também trouxemos o presunto, artesanato e mel, alguns dos produtos da nossa região", destacou o autarca de Celorico de Basto.

Na visão de José Peixoto Lima, esta iniciativa dá "coesão ao território. Somos a nível nacional uma comunidade de extremos, Resende e Cinfães no extremo de Viseu, Marco de Canaveses e Baião no extremo do Porto e Castelo de Paiva que faz parte do distrito de Aveiro. Estas iniciativas dão coesão ao território, é importante que todas as periferias que integram esta região se sintam amarrados com o mesmo propósito. Penso que esse propósito tem sido cumprido ano após ano".

A AGRIVAL é mais um ponto de encontro que demonstra, na perspetiva do autarca, a "força do mundo rural. As pessoas unem-se e aderem com uma frequência forte ao eventos do mundo rural. Também na AGRIVAL vão ser, mais uma vez, batidos recordes, porque não é apenas uma grande iniciativa de Penafiel, mas que envolve toda a região", terminou.

Veja o vídeo com José Peixoto Lima

https://www.youtube.com/watch?v=u5EKY4mFZgk