Na sexta-feira e sábado, 17 e 18, vão ter lugar as primeiras Jornadas Técnicas de Proteção Civil, com o tema “Prevenir, atenuar, socorrer e apoiar”, organizadas pela União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem, com o apoio do município de Lousada. 

A sessão de abertura está agendada para as 09h20, contando com a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, do presidente da Câmara Municipal de Lousada e da CIM do Tâmega e Sousa, Pedro Machado, e do presidente da Unidade Local de Proteção Civil da União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem, Eduardo Vilar.

“Na sexta-feira os trabalhos vão decorrer durante todo o dia, no Auditório Municipal de Lousada. No sábado, entre as 10h00 e as 12h00 vai realizar-se um exercício LIVEX- busca e salvamento, na Mata de Vilar, exclusivamente para pessoas credenciadas para o efeito. A atividade vai ser transmitida em direto no Auditório Municipal”, revela a autarquia em comunicado.

A iniciativa organizada através da Unidade local de Proteção Civil com o objetivo de “reunir um elevado número de pessoas com interesse pelas questões da Proteção Civil, desde a comunidade académica, os técnicos municipais, bombeiros, elementos da estrutura nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – ANEPC, e de outras agências nacionais, e ainda entidades que desenvolvem atividade na área da avaliação e prevenção de riscos e de proteção de pessoas e bens”, explicou a União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem em comunicado.

O evento tem a duração de dois dias, sendo que no primeiro dia conta com a presença de nove oradores convidados, distribuídos por quatro painéis e no segundo dia com a realização de exercício LIVEX com contributo de técnicos e operacionais especializados.

A inscrição nestas Jornadas Técnicas é gratuita, mas sujeita aos lugares disponíveis.