erasmus amarante
Publicidade

A Comunidade Local dos Baldios de Rebordelo e a Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude de Amarante, inauguraram esta sexta-feira, dia 17 de março, a Primeira Floresta Erasmus+ em Portugal, um espaço florestal localizado no lugar de Vieiros, na Freguesia de Rebordelo, em Amarante. 

No âmbito do projeto “GREENDEX”, uma Parceria Estratégica financiada pelo Programa Erasmus+ da UE e que envolve parceiros da Eslovénia, Holanda, Chipre e Portugal, a Comunidade Local dos Baldios de Rebordelo e a Aventura Marão Clube inauguraram a “Floresta Erasmus+”.

Este espaço florestal pretende “sensibilizar o público em geral para os desafios ambientais que atualmente se apresentam e mitigar, dentro do possível, parte dos seus efeitos com a retenção e neutralização de carbono resultante da plantação de árvores florestais“.

floresta amarante

Esta inauguração contou, entre outras pessoas e entidades, com a presença do Delegado Regional do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), Vitor Dias e dos vereadores do município de Amarante, Adriano Santos e Rita Marinho.

Esta inauguração aproveitou também a presença em Portugal dos parceiros do projeto “GREENDEX”, envolvendo cerca de 30 pessoas, que plantaram 100 espécies florestais autóctones e adaptadas ao local (Medronheiro, Carvalho-Nacional, Azinheira e Pinheiro Bravo). A sua manutenção e gestão será garantida pela Comunidade Local dos Baldios de Rebordelo enquanto que as plantas e os voluntários (locais e internacionais) necessários para a sua plantação foram garantidos pela Aventura Marão Clube.

Com o apoio da Associação Fridão Sem limites foi feita ainda uma visita e contextualização das Minas de Vieiros para se poder perceber melhor o enquadramento no qual a Floresta Erasmus+ está inserida.

A ideia é que, pelo menos até 2027, o Aventura Marão Clube, calcule o número de espécies florestais necessárias para neutralizar o impacto de cada um dos projetos Erasmus+ que acolher em Amarante. Este cálculo é agora possível porque o projeto “GREENDEX” criou uma APP que permite calcular o impacto destes projetos considerando, por exemplo, variáveis como a mobilidade dos participantes, o tipo de alojamento e alimentação e a sua duração.

O GREENDEX produziu ainda um sitio na internet que oferece dicas e sugestões para reduzir a nossa pegada ecológica enquanto participantes e/ou organizadores de projetos Erasmus+.

Esta iniciativa é cofinanciada pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.