A zona envolvente do Estádio Municipal do Marco de Canaveses será o ponto de partida e chegada de todas as provas da primeira edição do Trail do Marco, que vai decorrer no dia 13 de novembro. A prova vai ser aberta para todos os atletas e aficionados pela modalidade de todo o país, sendo que os participantes vão poder optar pelo desafio competitivo ou uma caminhada recreativa.

No total, serão realizadas quatro provas e com percursos que passam pelas margens do Rio Ovelha e pelo centro da cidade: uma caminhada de 12 km, um mini trail de 12 km, um trail curto de 20 km e um trail Longo de 35 km. Esta última prova integra o circuito da Taça de Portugal de Trail Running da Associação de Trail Running de Portugal.

Os horários de partidas estão marcados para as 08h00, no trail longo, 08h30 no trail curto, e 09h00 para o mini trail e caminhada.

Os kits de atleta devem ser levantados, nos dias 11 e 12 de novembro, entre as 14h00 e as 19h00, na Loja Decathlon Express em Penafiel, para quem solicitou no formulário enviado pela organização.

Nos dia 12 e 13 novembro, pode ser levantado no Pavilhão da Escola EB 2,3 de Marco de Canaveses, das 14h00 às 19h00, no sábado, e das 06h30h às 08h30, no domingo.

O Trail do Marco é uma prova organizada pela Associação Desportiva do Marco 09 e certificada pela Associação de Trail Running de Portugal.

Conta com o apoio do município do Marco de Canaveses, Junta de Freguesia de Tabuado, Junta de Freguesia do Marco, e Freguesia Várzea Aliviada Folhada.