No passado fim de semana, dias 17 e 18 de setembro, decorreu a primeira edição do “Douro & Porto Wine Festival”, em Lamego, que teve um balanço “extremamente positivo”.

“Estamos muito orgulhosos do evento que conseguimos entregar ao público nesta primeira edição do festival e o balanço que fazemos deste fim de semana é extremamente positivo. A aposta no equilíbrio entre um cenário deslumbrante, os momentos com os vários chefs e a música correu muito bem e, sem dúvida, que as wine villages foram um sucesso”, afirma Diogo Marques, responsável pelo “Douro & Porto Wine Festival”, citado num comunicado da organização.

Foto: Novum Canal

“Iremos sempre trabalhar para melhorar a cada edição do festival, focados no objetivo de continuar a promover e dinamizar a região não só a nível nacional, como internacional. Como prometido, a segunda edição está confirmada e esperamos poder contar com a presença do público para mais dois dias dos melhores vinhos, os pratos mais saborosos e a música e o Douro como pano de fundo. Será, com certeza, mais uma edição memorável”, conclui.

Foto: Novum Canal

“Acreditamos no potencial do festival e é nossa intenção trabalhar com os nossos parceiros de forma a que as próximas edições sejam ainda melhores. Estamos muito focados em consolidar esta marca e não tenho dúvidas que o ‘Douro & Porto Wine Festival’ será um caso de sucesso, fundamental para o nosso posicionamento em matéria de Enoturismo, um importante ativo turístico da região. Acredito que o festival vai conquistar não só o mercado interno, mas também o externo, atraindo mercados como o espanhol, americano, francês ou brasileiro”, disse Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Foto: Novum Canal

Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto – IVDP, IP, afirma que “a riqueza e qualidade vitivinícola à qual o Douro nos habituou tem ainda muito potencial para explorar e, sem dúvida, o ‘Douro & Porto Wine Festival’ é um forte contributo para a afirmação da Região”. “O Douro Vinhateiro produz um dos melhores e mais internacionalizados vinhos do mundo, o Vinho do Porto, e a DOP Douro já conseguiu, também, alcançar notoriedade internacional. É, pois, uma honra fazer parte de um projeto que celebra o vinho e contribui, sem dúvida, para a promoção da Região Demarcada do Douro e dos seus vinhos”, completou.

Foto: Novum Canal

Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, destaca o impacto que o festival tem na região: “É muito gratificante ver Lamego receber um festival tão completo e com tanto potencial como o Douro & Porto Wine Festival. Para o ano, continuaremos a receber grandes nomes da música nacional e internacional. Desde a questão do alojamento, à restauração e aos possíveis investidores, este evento tem um papel fundamental para a dinamização e desenvolvimento da região e de todo o seu potencial turístico. A região do Douro já é, por si só, um destino de excelência, com uma paisagem pitoresca que, aliada à qualidade da programação e da oferta vitivinícola do festival, vai reafirmar a região como um destino cultural de excelência”.

Foto: Novum Canal

Durante os dias do festival decorreram concertos, showcookings, DJ sets, ativações e mais animação. No “Douro & Porto Stage”, atuaram vários artistas, entre eles, os Gipsy Kings by Diego Baliardo, Fafá de Belém, Tiago Bettencourt, The Stranglers e Pedro Abrunhosa.

Para o ano, a 15 e 16 de setembro, o festival vai regressar a Lamego.