ps baiao maria ivone abreu ribeiro
Publicidade

De forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher, a Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas realizou um jantar para destacar as conquistas alcançadas em matéria de igualdade e homenagear várias mulheres do distrito do Porto. Uma das figuras em destaque foi Maria Ivone Abreu Ribeiro, residente em Baião, que se destacou pelo percurso profissional, cívico e político. 

Apesar de ter nascido no Fundão, escolheu o concelho de Baião para viver. Como professora primária passou por Louredo, Gôve e Campelo, onde assumiu também a responsabilidade de diretora, coordenadora e membro do Conselho Pedagógico.

Esteve envolvida na criação da Fundação Eça de Queiroz, onde ainda hoje integra o seu Conselho de Administração.

Formou a Associação de Professores de Baião, foi dirigente do Sindicato dos Professores do Norte/FENPROF e grande impulsionadora da chegada do Ensino Superior ao concelho.

No Setor Social e Solidário integrou os Órgãos Sociais da OBER e acompanhou a criação do Centro Social de Santa Cruz do Douro.

No ano de 1999 tornou-se militante do Partido Socialista e em 2009 assumiu funções de vereadora da Câmara Municipal de Baião até 2015, onde assumiu também a vice-presidência do município.

Membro da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista há mais de duas décadas, integra ainda, há cinco mandatos, a Comissão Política Distrital do PS Porto.

Em 2018 foi eleita presidente da Comissão Política Concelhia de Baião e em 2022 coordenadora Concelhia das Mulheres Socialistas – ID.