inauguracao nespereira saude cinfaes
Publicidade

Foram inauguradas, esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, as novas instalações da Unidade de Saúde de Nespereira, Cinfães, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde. O presidente da Câmara Municipal aproveitou o momento para pedir ajuda a António Lacerda Sales para que o concelho tenha uma unidade de fisioterapia.

“A Santa Casa da Misericórdia instruiu o processo. Já há muito tempo que isso se vem desenvolvendo. Acontece que a ARS Norte já deu o parecer positivo nesta fase de negociação com a Santa Casa, falta agora a autoridade dos cuidados de saúde dar também o seu parecer, que já tem a ver mais com a questão financeira”, explicou Armando Mourisco.

dsc 9043

Além disso, sublinha que o concelho tem “uma cobertura de 100% de médicos de família, mas é uma cobertura que, a qualquer altura, deixa de existir porque há muitos concursos, de seis em seis meses, e os médicos procuram aproximar-se mais da sua zona de conforto, da sua residência”. “É certo também que, conforme uns vão, têm, de imediato, sido substituídos por outros, mas é preciso fixar mais tempo os médicos de família, de forma a que a qualidade dos cuidados ainda seja melhor”, continuou.

Armando Mourisco lembrou ainda que Cinfães tem também o serviço de urgência básica em funcionamento, a unidade de suporte imediato de vida e a unidade de cuidados de saúde personalizados (assistente social, psicologia, nutrição, consultas ao domicílio, ambulatório, enfermagem, saúde materna, saúde infantil, planeamento familiar, consultas de diabetes e hipertensão). “Temos uma cobertura muito boa nessa matéria, com todas as valências”, afirmou.

dsc 9001

“Estamos preparados para socorrer a nossa população. Associado àquilo que será, num futuro próximo, uma melhoria das nossas acessibilidades – que tudo está a correr dentro da normalidade e serão financiadas pelo PRR -, penso que há aqui razões para olharmos de uma maneira muito positiva para o futuro”, concluiu.

Esta unidade de Nespereira, que serve população inscrita de 1.725 utentes, está agora num edifício que era uma escola primária e conta com: dois pisos: o rés-do-chão contempla um gabinete de Isolamento, dois gabinetes médicos, um gabinete de Saúde Infantil, um gabinete de Planeamento Familiar, um gabinete de Enfermagem, uma receção/secretariado, sala de espera, bem como as áreas de apoio necessárias e inerentes ao funcionamento da Unidade de Saúde; e o primeiro andar, uma sala de reuniões e um espaço para formação equipado para o efeito.

dsc 8995

O valor global do investimento é de 317.972,47 euros (acrescido de IVA à taxa de 6%) e foi obtido através do Programa Norte 2020, em processo organizado pela Câmara Municipal de Cinfães. A Administração Regional de Saúde do Norte fez o acompanhamento do projeto e procedeu à aquisição de algum equipamento.

António Lacerda Sales admitiu que “este Governo tem de estar ao lado desde o maior hospital ao mais pequeno centro de saúde”. “Esta política de proximidade junto das pessoas é, de facto, extremamente importante e estes investimentos são extremamente importantes. Estamos hoje muito satisfeitos! É um dia de festa para Nespereira, é um dia de festa para Cinfães, é um dia de festa para os 1.800 utentes desta região”, rematou.

dsc 9118
dsc 9115
dsc 9105
dsc 9104
dsc 9096
dsc 9094
dsc 9090
dsc 9085
dsc 9081
dsc 9078
dsc 9073
dsc 9070
dsc 9026
dsc 9019
dsc 9004
dsc 8952
dsc 8911