presidente cinfaes
Publicidade

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, e a sua equipa, assinalaram um ano de mandato este sábado, dia 15 de outubro, com uma visita à Associação de Solidariedade Social de Espadanedo.

O presidente afirmou, ao Jornal A VERDADE, que o objetivo era assinalar um ano de mandato “próximo daqueles que mais precisam. É na Associação de Solidariedade Social de Espadanedo, como poderia ser noutra associação do concelho, porque são instituições que muito contribuem para a qualidade de vida e para o bem estar dos cidadãos que mais necessitam”.

Armando Mourisco explica, ainda, que esta é “a única instituição em Cinfães que presta serviços para cidadãos portadores de deficiência e, por isso, a escolha era mais fácil, se não teríamos de optar entre mais oito instituições do concelho”.

whatsapp image 2022 10 15 at 14.50.49 3
Foto: Jornal A VERDADE

No dia 30 de setembro, o município apresentou e aprovou, em assembleia municipal, uma moção que solicita ao Governo um pacote de medidas de apoio às IPSS’s (Instituições particulares de solidariedade social).

O pacote de medidas prevê uma revisão “urgente dos acordos de cooperação no âmbito do Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar Residencial, aumentando as comparticipações face às despesas; Resposta rápida às candidaturas PROOCOP (Programa de Celebração ou Alargamento de Acordos de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais); Reforço de camas disponíveis e apoio a quem delas precisa, contribuindo para a sustentabilidade da instituição”.

O presidente reiterou que “é preciso criar um envelope financeiro de forma a ajudar as instituições, porque estes locais também são empresas, mas sem fins lucrativos, têm muitos postos de trabalho que são necessários garantir. Estamos disponíveis para aumentar as comparticipações para ajudar nas dificuldades”.

O envelope financeiro está a ser trabalhado no âmbito do Plano de Atividades Municipal e Orçamental para 2023 de forma “a continuar ou reforçar o apoio”.

A crise económica provocada pela pandemia da COVID-19 e pela guerra na Ucrânia aumentou a necessidade de apoios nas famílias, empresas e instituições. Desta forma, o autarca mostrou-se “preocupado com a sustentabilidade das instituições que têm uma despesa enorme devido às instalações e ao número elevado de postos de trabalho”, daí ter apresentado a referida moção.

A manhã na Associação de Solidariedade Social de Espadanedo terminou com um lanche confecionado por três utentes da instituição. A visita teve fim na Rua de Passos, freguesia de Tarouquela, num acesso que foi recentemente requalificado e que, mais uma vez, tem “em primeiro lugar as pessoas”.

O primeiro ano do último mandato de Armando Mourisco foi assinalado com uma “política de proximidade junto dos cinfanenses”.