Com um total de 505 clubes e 45 mil atletas, a Associação de Futebol (AF) do Porto é a "maior associação de futebol do país". No entanto, entre as várias mudanças a fazer inclui-se o crescimento do futebol e do futsal feminino.
De acordo com José Neves, presidente da AF Porto, Portugal está "na cauda da Europa em termos de prática da modalidade desportiva" e apenas "6% das mulheres praticam desporto federado em Portugal".
Por isso, o crescimento da associação passa "muito pelo futebol e pelo futsal feminino. É um primeiro passo para que a mulher tenha acesso àquilo que de pleno direito deve ter. Na AF Porto entendemos que a mulher tem direito, não pela aquilo que a lei consagra hoje, que é a paridade. A mulher tem direito pelo mérito", garantiu na tomada de posse dos novos órgãos sociais da LIMFA, que decorreu este sábado, 26 de outubro, em Marco de Canaveses.
José Neves destacou o papel da AF Porto nesta mudança, revelando que cerca de 50% dos órgãos são mulheres. Não precisamos de lei nenhuma para que a mulher ascendesse ao lugar que tem direito na sociedade. Nós nunca discriminámos", concluiu.