A Câmara Municipal de Lousada promove uma nova edição dos Prémios de Mérito “Lousada Educa+”, que se destina a premiar o grupo ou escola que desenvolveu o projeto, bem como os estabelecimentos de ensino sedeados no município, quer sejam públicos ou particulares.

Como explica o município de Lousada em comunicado, o objetivo principal “passa por estimular e apoiar os projetos escolares no sentido de promover uma cultura de excelência educativa, valorizando o saber, a investigação, divulgação, solidariedade e participação cívica, enquanto elementos importantes no desenvolvimento pessoa e comunitário”.

O primeiro classificado ganha um prémio de mil euros, o segundo premiado tem direito a 750 euros e o terceiro a 500 euros, respetivamente.

“Os prémios são um reconhecimento público, com atribuição de diploma à escola, alunos, docentes e não docentes envolvidos no desenvolvimento do projeto, bem como de um valor monetário para a escola dar continuidade ao projeto”.

Todas as escolas são convidadas a participar no projeto, desde que obedeçam aos critérios mencionados nas normas de participação.

“Terem um papel de referência para a comunidade educativa onde se insere e que se desenvolva nas vertentes humanística, científica, técnica, artística, ambiental, solidária, de participação cívica ou outra”, são alguns dos requisitos para que os estabelecimentos de ensino possam concorrer.

Os projetos são relativos a qualquer um dos ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao ensino secundário, e devem ainda ter sido desenvolvidos no ano letivo anterior (2021/2022) e não terem sido anteriormente financiados pelo município.

A candidatura deve ser efetuada até dia 30 de novembro, na página do município.