A partir desta segunda-feira, dia 4 de abril, o preço dos combustíveis voltam a descer. O preço por litro de gasóleo deverá descer 12 cêntimos e o da gasolina quatro cêntimos, referiu o Ministério das Finanças num comunicado divulgado no final da semana passada.

O mecanismo que compensa através do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) a subida ou descida da receita do IVA, causada pela evolução do preço dos combustíveis, a descida dos preços do gasóleo e da gasolina verificada, resultaria num agravamento do ISP.

De acordo com os órgãos de comunicação social nacionais, o Governo optou por diferir este ajustamento para o momento em que se concretize a descida do ISP pela aplicação da fórmula, tal como aconteceu na última semana, como explicou o ministério das finanças.

Nesse sentido, durante esta semana, vai manter-se o desconto temporário do ISP de 4.7 cêntimos por litro de gasóleo e 3.7 cêntimos por litro de gasolina. Descontos que contemplam a redução do ISP de dois cêntimos por litro de gasolina e de um cêntimo por litro de gasóleo, em vigor desde outubro.