O preço do pão deve aumentar no próximo ano, esta é a previsão da Associação do Comércio e da Indústria da Panificação (ACIP), a instituição aponta para o aumento dos custos de produção e do salário mínimo nacional como os principais responsáveis pela subida de preços.
O preço por quilograma de pão em Portugal é um dos mais baixos da União Europeia, adianta a ACIP que salienta que o pão português revela uma das melhores relações qualidade/preço na Europa.
“Para 2025, espera-se que o preço do pão continue a subir. Este aumento é impulsionado por vários fatores, incluindo o aumento dos custos de produção, como matérias-primas, e o aumento do salário mínimo para 870 euros no início de 2025”, afirmou, em resposta à Lusa, a presidente da direção da ACIP, Deborah Barbosa.
As vendas da panificação e pastelaria registaram um ligeiro crescimento, mas em termos de quantidade houve uma redução, acrescenta a ACIP. A liderança de vendas continua a ser dominada pelo pão tradicional e os pastéis de nata, mas também se tem verificado um aumento da procura crescente de produtos classificados como inovadores e saudáveis, nomeadamente pães integrais e pastelaria à base de plantas.
Deborah Barbosa nota que os portugueses têm vindo a ajustar os seus hábitos de consumo, optando por quantidades menores e produtos mais baratos devido à perda de poder de compra. No entanto a ACIP espera registar números de vendas semelhantes ao mesmo nível de 2023 ou que aumentem ligeiramente.