logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Portugal está acima do "nível crítico" de gravidade da pandemia

Redação

No domingo, o país estava nos 102.14 pontos, acima dos 100 pontos definidos como o nível crítico neste indicador.

(Lusa) Portugal ultrapassou o nível crítico no indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos.

De acordo com esta avaliação de risco, no domingo, dia 23 de janeiro, o país estava nos 102.14 pontos, acima dos 100 pontos definidos como o nível crítico neste indicador composto por cinco parâmetros (novos casos, óbitos, internados em enfermaria e cuidados intensivos, índice de transmissibilidade e incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2).

Quando esta avaliação ultrapassa os 100 pontos, o "Serviço Nacional de Saúde tem de alocar mais recursos e começa a ter de passar os doentes que não têm COVID-19 para segundo plano", disse à Lusa o matemático Henrique Oliveira, um dos responsáveis pela elaboração deste indicador da pandemia, referindo que "há muitos tratamentos que começam a ser adiados". "O ideal era termos tido uma taxa de contágio que mantivesse a resposta dos serviços de saúde sem hipotecar os cuidados das outras doenças, o que está a começar a não acontecer. O indicador está a oscilar à volta dos 100", continuou.

O especialista prevê, segundo o site da Lusa, que Portugal atinja o pico da atual vaga pandémica entre o início de fevereiro e o dia 12 do mesmo mês.

Esta é a segunda vez em que Portugal ultrapassa o nível crítico nesta avaliação desde o início da pandemia.