A Associação Rede de Universidades da Terceira Idade – RUTIS, entidade representativa das Universidades Seniores (US) em Portugal, vai comemorar o Dia Nacional das Universidades Seniores, esta terça-feira, dia 29 de novembro, na Atmosfera M, no Porto.

Segundo nota de imprensa da RUTIS, existem atualmente 370 Universidades Seniores em Portugal, 65.000 alunos seniores e 7.500 professores voluntários, o que faz com que Portugal seja o país do mundo com mais Universidades Seniores por habitante maior de 65 anos.

A RUTIS explica que os alunos seniores desenvolvem capacidades como: “Melhor saúde física e mental; Menores índices de depressão e solidão; Diminuição do consumo de medicamentos e aumento do sentimento de felicidade e bem-estar”.

No Porto, irá decorrer um colóquio na Atmosfera M, pelas 14h30, em parceria com a Universidade Sénior Consuelo Vieira da Costa. O evento irá terminar com a transmissão de uma declaração em vídeo da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Godinho.

Ainda, será divulgado o livro “Universidade Seniores Portuguesas: Educação, gerontologia e economia social”, da autoria do presidente da RUTIS, Luís Jacob.