Um estudo realizado pelo Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) em parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) revela que uma em cada três turmas ainda não tem acesso a fruta gratuita na escola.
O estudo incidiu sobre os hábitos alimentares das crianças nas escolas portuguesas durante o ano letivo 2022/2023 e indica que no total, 35,3% das turmas de jardim de infância e de 1.º ciclo do ensino básico participantes no desafio Heróis da Fruta no ano letivo de 2022/2023 não tiveram acesso a frutas ou hortícolas distribuídas gratuitamente na escola.
O estudo analisou os dados relativos a uma amostra de 21.773 alunos entre os 2 e os 13 anos de idade, de 586 estabelecimentos de ensino de todas as regiões de Portugal (continental e arquipélagos), participantes no projeto "Heróis da Fruta".
Raquel Martins, nutricionista e investigadora do ISAMB/FMUL conclui que "neste estudo, a Madeira foi a localidade onde mais se reduziu a percentagem de crianças que não consumia frutas ou hortícolas diariamente e foi, ao mesmo tempo, a região em que as turmas mais relataram usufruir de fontes de financiamento para terem acesso gratuito a hortofrutícolas. Por outro lado, as crianças de Beja foram das que mais aumentaram o consumo diário de frutas ou hortícolas, apesar de esta ter sido uma das regiões com menor acesso gratuito a estes alimentos. Estes dados sugerem que o acesso gratuito a estes alimentos, por si só, não determina o aumento do seu consumo. Além da oferta alimentar, são necessárias ações específicas, que promovam o consumo de frutas e hortícolas nas escolas, como é o caso da iniciativa Heróis da Fruta".
Diferenças nacionais no consumo diário de fruta na escola
A nível nacional, observou-se que 26,3% das crianças não consumia fruta diariamente na escola, antes de participar no projeto Heróis da Fruta. A nível municipal, em 33 municípios dos 170 participantes verificou-se que mais de 40% das crianças não consumia fruta diariamente na escola, sendo a realidade mais preocupante nos municípios de Ponte da Barca, Portel e Freixo de Espada à Cinta (percentagens superiores a 80%). Todavia, importa realçar que Portel e Freixo de Espada à Cinta fazem parte dos municípios onde mais se conseguiu reduzir a percentagem de crianças que não consumiam frutas todos os dias, no final da implementação do projeto.
Por outro lado, em 10 municípios (Alcanena, Arraiolos, Azambuja, Caminha, Nazaré, Santo Tirso, Seia, Sertã, Vila do Porto e Vila Verde) observaram-se indicadores bastante positivos, com todas as crianças participantes a consumir pelo menos uma porção de hortofrutícolas diariamente na escola.
Heróis da Fruta garantiu ingestão de pelo menos 1 milhão de porções de fruta e hortícolas nas escolas
Com a participação no desafio escolar Heróis da Fruta, a nível nacional, observou-se uma redução de 54,8% na percentagem de alunos que levava diariamente lanches pouco saudáveis para a escola (passando de 29,2% para 13,2% entre a primeira e a quinta semana da intervenção escolar). Quase metade das crianças participantes (48,5%) consumiram pela primeira vez, durante o desafio escolar Heróis da Fruta, pelo menos um hortofrutícola que nunca tinham experimentado antes.
Mário Silva, presidente da APCOI, afirma que "desde 2011 a iniciativa Heróis da Fruta contribuíu ativamente para melhorar os hábitos alimentares de mais de 660 mil crianças, de todos os distritos e regiões de Portugal. Um sucesso que só é possível alcançar graças ao envolvimento de todos os parceiros que apoiam esta iniciativa." A
O relatório completo deste estudo será publicado simultaneamente nos sites oficiais da APCOI e do ISAMB, no dia 16 de outubro (Dia Mundial da Alimentação).