museu serralves
Publicidade

O auditório do Museu de Serralves, no Porto, será palco da ‘Conferência ASWP/Serralves 2024’, intitulada ‘Regenerar o Futuro: Estratégias para Cidades e Indústrias Circulares’, um evento a decorrer no dia 26 de novembro, a partir das 14h00.

Uma iniciativa organizada pela associação Smart Waste Portugal (ASWP), em parceria com a Fundação de Serralves vai reunir especialistas para debater a importância da regeneração como princípio fundamental da economia circular, abordando desafios e soluções já existentes para promover cidades e indústrias mais sustentáveis.

Com o aumento da população e o crescimento do turismo a exigir cidades mais inteligentes e sustentáveis, as indústrias enfrentam a necessidade de dissociar o crescimento económico do aumento de emissões de carbono e da utilização excessiva de recursos.

Assim, a transição para uma economia circular implica substituir a extração de recursos pela sua regeneração e pela construção de capital natural. Este modelo regenerativo visa prolongar ao máximo a vida útil de materiais e produtos, reduzir o desperdício e devolver recursos ao solo, contribuindo para a preservação da biodiversidade.

A conferência destacará a necessidade de descarbonizar cidades e indústrias, sublinhando o papel essencial de estratégias regenerativas na manutenção de um equilíbrio sustentável. O programa contará com intervenções de especialistas e líderes do setor, discutindo formas de escalar as soluções já disponíveis.

A ASWP, com mais de 150 associados, atua como catalisadora da circularidade no ecossistema empresarial português, promovendo cooperação entre entidades públicas e privadas, e impulsionando a educação, inovação e criação de novos negócios alinhados com os princípios da economia circular. Por outro lado, a Fundação de Serralves, com sua visão multidisciplinar e reconhecimento internacional, reafirma o seu compromisso com a promoção da arte contemporânea, da arquitetura, da paisagem e da discussão de temas críticos para a sociedade, contribuindo de forma inovadora para a atração de públicos diversificados.

Esta conferência representa uma oportunidade única para reforçar o compromisso com um futuro sustentável e explorar estratégias para a regeneração de cidades e indústrias no contexto da economia circular.

Fotografia: Fundação Serralves