Até ao dia 12 de agosto, está a decorrer o período de candidaturas às bolsas de estudo Porto de Conhecimento. São 71 as bolsas de estudo disponíveis para o ano letivo 2022/2023, destinadas a estudantes que frequentam cursos numa das parcerias.

Desse total, 51 bolsas destinam-se a estudantes que vão frequentar licenciaturas, 11 para a frequência de mestrado, oito para a frequência de curso técnico superior profissional (CTeSP) e uma para a frequência de mestrado integrado. O valor e a abrangência das bolsas de estudo são variáveis de instituição para instituição.

“O valor e a abrangência das bolsas de estudo são variáveis de instituição para instituição”, refere a Câmara liderada por Rui Moreira.

O programa Porto de Conhecimento propõe-se “apoiar a prossecução dos estudos de jovens em situação de fragilidade económica”, numa das instituições de ensino superior privado parceiras do Município do Porto no programa Porto de Conhecimento, promovendo deste modo a “capacitação e qualificação do potencial jovem e a sua fixação ao território, como estratégia de renovação do tecido social”.

“Podem candidatar-se às bolsas de estudo Porto de Conhecimento os interessados que reúnam as condições de acesso ao ensino superior e ao curso a que se propõem e sejam beneficiários de apoio no âmbito da ação social escolar – os munícipes do Porto têm preferência, mas os residentes fora do Porto também podem candidatar-se, desde que frequentem uma instituição de ensino sediada na cidade do Porto, pública ou privada”, detalha a nota divulgada.

Até ao final do mês de setembro, os candidatos elegíveis à atribuição de bolsas de estudo Porto de Conhecimento são contactados pela instituição de ensino para formalização do processo.

Texto redigido com o apoio de Daniela Lenchyna.