porto beer fest
Publicidade

O Porto Beer Fest, festival de cerveja artesanal do Porto, teve um impacto económico de 23,4 milhões de euros, com base em gastos realizados no recinto e na cidade, revela um estudo realizado pelo ISAG – European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC).

De acordo com o estudo, os participantes gastaram em média 55,5 euros por dia no recinto do festival. Além disso, foram também calculadas as despesas dos inquiridos que se deslocaram para o festival a partir do estrangeiro e fora da Área Metropolitana do Porto (AMP), que incluem alojamento, restauração, compras/presentes, cultura/lazer, deslocações até e dentro da cidade, entre outras despesas. Durante a estadia na cidade, os visitantes gastaram em média 491,04 euros por dia, totalizando os 23,4 milhões de euros.

Este ano, os jardins do Museu Nacional de Soares dos Reis encheram-se de visitantes de nacionalidade estrangeira (36,7%), com destaque para brasileira (34,4%) e russa (9,6%), seguida da francesa, americana e inglesa. Quanto aos visitantes portugueses, a maioria pertencia a residentes da AMP, mas também com significativa participação de visitantes de outras regiões do país, como Lisboa, Vila Real, Braga e Aveiro.

O estudo do ISAG-EBS e do CICET-FCVC, revelou ainda que 87,3% dos inquiridos indicaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o Porto Beer Fest, o que resultou na intenção de recomendar o festival (85,0%) e de voltar na próxima edição (83,7%).

No total, foram inquiridos 793 indivíduos, com um intervalo de confiança de 95% e um erro amostral de 5%, pelo que as amostras recolhidas são representativas da população em estudo.

pbf facebook