logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Porque é que os manjericos são sinónimos de festas populares

Redação

O mês de junho é associado às festas populares e à presença do aroma dos manjericos em cafés, esplanadas e ruas. Apesar das tradições mudarem em cada zona do país, o manjerico é universal e símbolo das festas populares de norte a sul de Portugal.

O manjerico, uma erva aromática, é utilizada, sobretudo, para decoração, devido ao seu cheiro característico. Para além do aroma é também um excelente repelente de insetos e uma planta medicinal, acreditando-se que faz bem a gripes, constipações e problemas digestivos.

Para além disso, o manjerico é também conhecido como a erva dos namorados, já que na altura do Santo António era uma planta oferecida às namoradas. Em tempos de outrora, este gesto era considerado praticamente um pedido de casamento. 

De acordo com a tradição, a namorada, ao receber o manjerico do seu amado, devia tratar da planta durante um ano até o manjerico ser substituído no dia de Santo António do ano seguinte. Além da planta, é comum o vaso trazer também uma flor de papel e uma pequena bandeira com um verso popular alusivo ao amor.

Resumindo, esta planta tem um ciclo de vida anual, são plantadas no inverno e é precisamente em junho, no mês dos Santos Populares, que acaba por se formar, floresce durante o resto do verão e no outono terminam o seu ciclo de vida.