logo-a-verdade.svg
Notícias
Leitura: 0 min

Ponto C em Penafiel recebe comédia, tango, teatro infantil e bailado em novembro e dezembro

Redação

O primeiro mês da nova sala de Penafiel contou com quase dez mil espectadores, mas até ao final do ano há espetáculos de comédia, tango, teatro infantil, orquestras, bailado, poesia, performance e muita música.

O Ponto C recebeu, de 27 de setembro a 27 de outubro, um total de 9176 pessoas para ver 35 espetáculos, três exposições e 26 oficinas e debates. Os diferentes espaços do Ponto C foram palco para 248 artistas nos primeiros trinta dias.

Novembro começa com duas sessões esgotadas de "Feliz Aniversário", de Marc Camoleti, com encenação de João Baião, dias 1 e 2. No domingo, dia 3, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins apresenta "O Tango de Astor Piazzola" com os solistas Martín Sued (bandoneón) e Pedro Rodrigues (guitarra).

Dando continuidade à aposta na música brasileira, o Ponto C recebe, dia 8, o trio transatlântico que junta Paula Morelenbaum, a grande voz da bossa nova, e dois músicos alemães excecionais: o conceituado pianista Ralf Schmid e Joo Kraus, um dos melhores trompetistas europeus na atualidade. Ao vivo, o Bossarenova Trio vai dar a conhecer "Atlântico", o mais recente registo desta aliança virtuosa.

Depois das festividades de São Martinho, que decorrem na Praça do Ponto C, o Auditório abre-se dia 24 para "AmarAmália", coreografia de Vasco Wellenkamp para a sua Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. No mesmo dia, há duas sessões matinais para público infantojuvenil, convidado pelo encenador Paulo Lage para a peça de teatro "Vamos para Bremen", a partir de "Os Músicos da Cidade de Bremen" dos Irmãos Grimm.

A Orquestra Sinfónica Portuguesa, do Teatro Nacional de São Carlos, chega a Penafiel com o programa "Os Mares que nos Unem", que conta como solista a soprano Rafaela Albuquerque, a 30 de novembro, e um programa que junta os compositores Heitor Villa-Lobos, Carlos Seixas, Glück e Tchaikovski.

As bilheteiras do Ponto C estão abertas de terça-feira a sábado, entre as 13h30 e as 18h30, e sempre online.

Iniciativas paralelas de acesso gratuito

Paralelamente aos espetáculos, o Ponto C convida para conversas, ateliês no âmbito da programação e ações participativas. Estão a decorrer três chamadas abertas à comunidade: para a ação de plantação "Defesa da Natureza", dia 16 de novembro; para participação na peça de teatro "Gatilho da Felicidade", dia 20 de dezembro, uma experiência reservada a jovens entre os 18 e os 23 anos; e para o projeto "Atlas Penafiel" que arranca em fevereiro de 2025 e procura participantes de todas as idades e ocupações.

No dia 23 de novembro, às 12h00, a comunidade penafidelense é convidada para um brunch de apresentação do Clube C – um ponto de encontro com vista a fortalecer laços, um canal aberto com a atividade do Ponto C, um núcleo consultivo para avaliar o impacto da nova sala de espetáculos na região – que vai reunir duas vezes por mês a partir de dezembro.

No mesmo dia, às 19h00, realiza-se uma conversa entre Miguel Carvalho e Miguel Honrado, moderada por Vanessa Augusto, que antecipa o espetáculo "AmarAmália", pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, dia 24.

A inscrição nestas atividades deve ser feita na bilheteira ou por mail ([email protected]).

Acessibilidade

Os espetáculos "Feliz Aniversário", Bossarenova Trio, "AmarAmália", "Um Canto a José Mário Branco", "Guião para um País Possível" e "Christmas Movie Songs" têm serviço de babysitting, para crianças entre os seis meses e os seis anos, mediante inscrição por mail ([email protected]).

Haverá interpretação em língua gestual portuguesa em "Um Canto a José Mário Branco"; e audiodescrição em "AmarAmália", "Ruy, a História Devida" e "Guião para um País Possível".

Veja aqui a programação completa: