O Parlamento aprovou, no passado dia 24 de fevereiro, a possibilidade de concessão do grau de Doutor pelos Politécnicos, bem como a existência, no quadro do sistema de ensino superior, de Universidades Politécnicas.

Estas duas medidas, consagradas desde já na Lei de Bases do Sistema Educativo, serão alvo de regulamentação futura pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES).

Para além disso,, o diploma estabelece também que os institutos politécnicos podem utilizar a designação “Polytechnic University” para fins de internacionalização.

Neste âmbito, o Instituto Politécnico do Porto tem “assumido um papel decisivo na democratização do acesso ao ensino superior e na formação de adultos, através da diversificação e inovação da sua oferta formativa, e tem sido fonte de coesão territorial pela relação privilegiada que construiu com o tecido empresarial, com as instituições, com as autarquias e os diversos setores da sociedade”.

Assim, as vantagens desta medidas passam por “intensificar a transferência de conhecimento para o território, fixar pessoas e talento, atrair mais alunos nacionais e internacionais e mais receitas próprias”.

Os Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral do Porto saudaram estas alterações aprovadas pelo Parlamento, que “tiveram o seu empenho pessoal e político, pela valorização dos Institutos Politécnicos, nomeadamente pelo Instituto Politécnico do Porto”, pode ler-se em nota de imprensa.