O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e o Turismo de Portugal promoveram esta quarta-feira, dia 14 de dezembro, uma gala onde foram distinguidas 3.881 empresas, de vários setores de atividade, com o Estatuto de PME Excelência.

A cerimónia, presidida pelo Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, contou ainda com a presença dos Secretários de Estado da Economia, Pedro Cilínio, e do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

No decorrer da cerimónia foram distinguidas as PME Excelência que se destacaram nas categorias: Mais Exportação; Mais Produtividade; Criação de Valor; Mais Crescimento; Empresa Gazela; Mais Emprego e Longevidade.

Do universo das 11 228 empresas distinguidas com o Estatuto PME Líder 2021, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro, as 3 881 empresas agora distinguidas com o estatuto PME Excelência 2021 são responsáveis, em conjunto, por mais de 123 000 postos de trabalho.

No que respeita ao apuramento deste ano, de salientar o aumento do número de empresas às quais a distinção foi atribuída, mais 1 016 empresas. “Esta evolução resulta, em parte, dos critérios de seleção definidos para esta edição, com o objetivo de acomodar o impacto da pandemia nas contas das empresas”, foi explicado pelo IAPMEI, em comunicado.

A maioria das PME Excelência 2021 são empresas de pequena dimensão. Do universo das 3 881 empresas distinguidas este ano, 72,7% (2 820) são pequenas, 21,4% (832) são médias e os restantes 5,9% (229) representam o segmento das microempresas.

Fique a conhecer as empresas distinguidas em Castelo de Paiva:

  • Crastopaiva – Construções, Lda. – Construção de edifícios (residenciais e não residenciais);
  • Douropão – Agrupamento de Panificação Paivense, Lda. – Panificação;
  • José Fernandes Mendes, Lda. – Construção de edifícios (residenciais e não residenciais):
  • Serralharia Bela Arte Mota & Nunes, Lda. – Fabricação de aparelhos não eléctricos para uso doméstico