O Plano de Desenvolvimento Social (PDS) de Celorico de Basto 2024-2030 foi apresentado pela Coordenadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico e Basto, Helena Martinho, no passado dia 3 de setembro, na Casa da Terra.
O PDS apresenta “projetos âncora, estruturantes e de inovação social”, e trata-se de “um plano abrangente e dinâmico, focado em 4 áreas de intervenção: o risco, a vulnerabilidade Social, a exclusão social e a exclusão estrutural”, explicou a coordenadora.
Assim, agora com um plano “bússola” aprovado as entidades e técnicos do concelho já podem avançar com os seus programas e estratégias de desenvolvimento social para Celorico de Basto.
Após, a identificação dos objetivos prioritários definiu-se este conjunto de “projetos âncora, estruturantes e de inovação social”, que definidos em conjunto, têm agora em vista a “melhoria das condições de vida das populações”.
Helena Martinho aproveitou a ocasião para reforçar a importância de colocar em prática “estratégias que se encontram nos planos de ação locais e nacionais” com o objetivo de chegar a um “público mais vasto”. A coordenadora de ação social reforçou que acima de tudo “o que se pretende é que este plano oriente para para o efetivo desenvolvimento social do concelho”.
O Plano de Desenvolvimento Social mostra-se como um guia nas políticas sociais, “que se foca nas pessoas e que busca soluções integradas, inovadoras e próximas” , assegurou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto
O plano de Ação da Rede Social de Celorico de Basto
Na sequência da apresentação do PDS foi apresentado e aprovado o plano de Ação da Rede Social de Celorico de Basto.
No decorrer desta reunião foram aprovadas as candidaturas apresentadas para a requalificação e alargamento da rede de equipamentos sociais – Resposta social SAD.
Foram aprovados o aumento de 10 vagas em SAD para o Centro Social e Paroquial de Ribas, 9 vagas para o Centro Comunitário Bento XVII, 7 vagas para a Santa Casa da Misericórdia de Arnoia e 5 vagas para o Centro Social e Paroquial de Molares.
Quase a concluir a reunião foi apresentado o Contrato Local de Desenvolvimento Social 5G Celorico + Social . Este CLDS 5G visa primeiramente reforçar a políticas de inclusão social e de combate à pobreza.
Com um plano já definido e devidamente calendarizado, “prevê-se que entre em execução o mais breve possível, para a concretização dos objetivos a que nos comprometemos”, ressalva José Peixoto Lima.
O autarca concluiu a sua intervenção ao reforçar que “este é um programa abrangente, que vai mexer com todo o concelho e que vai capacitar e incluir os mais vulneráveis”.
A concluir a reunião, as entidades presentes foram informadas que no âmbito da garantia para a Infância, todas as entidades irão ser notificadas para indicar a pessoa que representa a instituição que irá integrar o Núcleo de Garantia para a Infância.
Fotografia: Câmara Municipal de Celorico de Basto