piscinas municipais de lousada
Publicidade

Desde a época desportiva 2015/16 que o número de atletas comparticipados (ao nível dos exames médicos e seguros desportivos) aumentou no concelho de Lousada.

Nessa data, os números fixavam-se em 1362 atletas e, nesta última época desportiva (2023/2024), cresceu para 2893.

Os dados foram revelados pela Câmara Municipal de Lousada que, contactada pelo Jornal A VERDADE, garantiu estar “muito empenhada para que haja uma massificação da prática da atividade física, independentemente da idade, do género, da condição física ou psíquica. Essa prática pode ser do domínio desportivo mais organizado e até federado ou pode ser realizada de uma forma muito mais informal. O importante é que as pessoas façam alguma coisa e que o façam de uma forma segura”, sublinhou António Augusto Silva, vereador com o pelouro do Desporto.

atividade fisica

Os incentivos dados pela autarquia “têm feito com que haja um aumento de praticantes federados” e, em declarações ao Jornal A VERDADE, o vereador destaca o papel do desporto num concelho, que se pretende “mais ativo, mais saudável e onde as pessoas façam exercício, independentemente dos objetivos”.

António Augusto Silva revela alguns dados relativos às Piscinas Municipais de Lousada, que atingiu “números interessantes” no final de 2023. “Atingimos o maior número de inscritos (pagantes) de sempre, – 2847 pessoas. Um número muito satisfatório. A este número de utilizadores pagantes temos ainda de juntar outros, a nível do desporto escolar, AECS ou programas para a deficiência. No total, são mais de quatro mil pessoas que utilizam o equipamento“.

É de realçar o trabalho que as direções fazem

O vereador com o pelouro do Desporto destaca, também, o apoio às coletividades, que considera “extremamente importantes” para a dinamização do concelho e da prática desportiva. “É de realçar o trabalho que as direções fazem, no sentido de promover o desporto e a atividade física. Sem elas o município não tinha meios – financeiros e logísticos – para pôr esta gente toda a mexer. Nós, autarquia, apoiamos em termos de instalações, subsídios aos planos anuais de atividades e em relação aos exames médicos e seguros desportivos“.

Para além do desporto federado, existem vários programas municipais direcionados para a promoção da atividade física, como o boccia, que envolve cerca de 400 seniores; a Diabetes em Movimento; Vem Correr com Sara Catarina Ribeiro; Centro de Marcha e Corrida, o Programa Municipal de Caminhadas. “Temos muitas oportunidades, mais domínio do desporto informal, mas que também concorrem para que o concelho seja mais ativo, mais saudável e que as pessoas façam independentemente dos objetivos”, conclui.