piloto alpendorada destaque 1
Publicidade

O piloto de hard enduro, Tiago Sousa, venceu o troféu nacional de hard enduro, na categoria expert, com uma BETA 300 Racing. A prova, composta por seis corridas, teve como ponto de partida Gondomar e a chegada à meta aconteceu em Valongo, no dia 11 de dezembro.

Gondomar, Alentejo, Paredes, Penafiel e, por fim, Valongo, foram os pontos de paragem que levaram Tiago Sousa à conquista do troféu nacional. “Foram seis corridas muito duras, com ritmos alucinantes para quem andava a lutar por posições no pódio. Andei sempre nos lugares da frente, entre segundos terceiros, mas faltava-me aquela pontinha de sorte para conseguir chegar ao lugar mais alto”, afirma.

piloto alpendorada 2
Foto: João da França

O ouro foi “agarrado” na penúltima ronda, na Serra da Boneca, conseguindo assim ir para última ronda a liderar a prova, com uma margem de 10 pontos para o segundo classificado. O piloto “sabia” que “não ia ser fácil”, porque o campeonato ia decidir-se ali, descrevendo uma “luta bastante intensa”, composta por oito voltas ao percurso, quatro delas com o adversário mais direto “colado à traseira da mota. Não tinha margem para erros, mas consegui levar a melhor terminando as três horas de corrida com oito voltas ao percurso e com uma margem razoável para o segundo classificado”, descreve.

piloto alpendorada 3
Foto: João da França

Tiago Sousa já participou em várias corridas, nacionais e internacionais, mas “nenhuma delas” lhe proporcionou “tanta emoção e gozo” como esta. “Ver tanta gente, os amigos e a família a torcer por mim, a correr de um lado para o outro para se fazerem ouvir, foi espetacular. Subi a rampa da meta todo arrepiado e com as lágrimas nos olhos”, recorda o piloto, que dedica o título à equipa, família e “a todos aqueles” que o acompanharam.

piloto alpendorada 6
Foto: João da França

Natural de Alpendorada, concelho de Marco de Canaveses, Tiago Sousa integra a equipa Beta Portugal, Moto Espinha, que este ano apostou na vertente do hard enduro. O piloto revela que decidiu aceitar a proposta para “cumprir” com os objetivos pretendidos.