A reserva nacional de sangue atingiu níveis abaixo do que normalmente seria desejável, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) revelou que as suas reservas para quatro tipos de sangue só vão durar mais alguns dias.
As reservas de sangue 'A positivo', 'A negativo', 'O positivo' e 'O negativo' são os grupos sanguíneos mais afetados por esta escassez, sendo que o IPST atribui esta situação à redução de dadores de sangue que se tem observado desde o início deste ano.
No dia 28 de outubro os dados indicavam que as reservas de 'A positivo' só seriam suficientes para quatro dias, para 'O positivo' e 'O negativo' cinco dias e as reservas do tipo 'A negativo' contavam com seis dias de reserva, nenhum tipo teria o suficiente para aguentar uma semana.
Assim, quando confrontados com números tão baixos, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPOBADES) decidiu avançar com a petição "Pelo direito dos Dadores de Sangue se ausentarem da sua atividade profissional no dia da sua dádiva de sangue". Esta petição, que já foi apresentada na Assembleia da República, pretende restabelecer o direito dos dadores de sangue de faltar ao trabalho no dia da recolha, um direito que foi retirado em 2011.
A federação explica que a maioria das recolhas de sangue efetuadas nos hospitais são feitas durante horários de trabalho, um fator que impede grande parte dos cidadãos de poder fazer a a sua dádiva.
A FEPOBADES e a IPST continuam o seu apelo à doação de sangue, enquanto esperam que a sua petição seja aceite pelo governo e que o regresso do dia "de folga para dar sangue" venha a aumentar o número de doações.
Para Ser Potencial Dador de Sangue deve:
- tomar a decisão
- sentir-se com saúde e ter hábitos de vida saudáveis
- ir ao exame médico e responder com sinceridade às perguntas que lhe forem feitas
- dar sangue
- tomar uma curta refeição
Precisa de ter:
- pelo menos 50kg
- idade igual ou superior a 18 anos (as pessoas candidatas com 17 anos podem fazê-lo mediante consentimento dos pais e/ou em caso de emancipação por casamento de acordo com o estabelecido por lei)
- ser saudável
Cuidados a ter na Dádiva de Sangue
Antes:
- reforçar a hidratação com líquidos como água ou chá no dia anterior e no próprio dia
- evitar grandes períodos de exposição solar
- tomar sempre o pequeno almoço; não fazer uma refeição abundante previamente à dádiva.
Após:
- continuar a hidratação
- evitar grandes períodos de exposição solar
- evitar o exercício físico no dia da dádiva
Direitos e Deveres dos Dadores de Sangue: