incendio serra aboboreira
Publicidade

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se, para os próximos dias, um agravamento do perigo de incêndio rural devido às temperaturas elevadas.

A região do Douro, Tâmega e Sousa é um dos territórios abrangidos pelo aviso, onde se esperam temperaturas máximas a atingir os 42.3ºC.

Desta forma, todo o distrito de Aveiro, Braga e Porto estará sob aviso amarelo de tempo quente até às 00h00 de 22 de agosto com persistência de valores elevados da temperatura máxima, em especial na parte interior do distrito, depois passará para aviso laranja de tempo quente até às 21h00 de 23 de agosto. 

Já o distrito de Viseu está sob aviso amarelo de tempo quente até às 00h00 de 22 de agosto, a partir daí passa para aviso vermelho de tempo quente até às 21h00 de 23 de agosto e regressa a aviso amarelo até às 14h00 de 24 de agosto. 

No que aos concelhos diz respeito, Castelo de Paiva encontra-se esta segunda-feira, dia 21 de agosto, sob risco de tempo quente muito elevado, mas a partir do dia 23 e até 25 de agosto passará a aviso máximo.

Os concelhos de Celorico de Basto, Cinfães, Amarante e Baião estão sob aviso muito elevado e a partir desta terça-feira, dia 22 de agosto, ficam em risco máximo.

Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel estão sob aviso elevado e a partir de dia 22 de agosto passam a risco muito elevado. O concelho de Marco de Canaveses está sob aviso elevado de tempo quente esta segunda-feira, nos dias 22, 23 e 25 de agosto passará para muito elevado e no dia 24 irá atingir o risco máximo.

No caso de Felgueiras o risco encontra-se em moderado e passará para elevado esta terça-feira, já Resende passe de muito elevado para máximo nas mesmas datas.

A região do Douro, Tâmega e Sousa vai atingir nos próximos dias a temperatura máxima de 42.3ºC (Amarante), 41.5ºC (Marco de Canaveses), 41.4ºC (Paredes), 41.3ºC (Celorico de Basto), 40.7ºC (Felgueiras e Penafiel), 40.6ºC (Castelo de Paiva), 40.5ºC (Lousada), 40.3ºC (Paços de Ferreira), 40.2ºC (Cinfães), 40ºC (Resende) e 38.3ºC (Baião).

Assim, este aviso implica uma série de proibições, tais como:

Recurso à queima de amontoados;

Recurso a queimadas extensivas;

Utilização de Grelhador ou fogareiro;

Lançamento de Fogo Artifício;

Recurso a Fogueira de Recreio.