O município de Penafiel promove mais uma edição da Rota da Lampreia, entre 18 de fevereiro a 20 de março, nos 10 restaurantes aderentes que se encontram por todo o concelho. 

Segundo comunicado da autarquia, “devido à situação pandêmica em que vivemos, este ano ainda não será possível a realização do Festival da Lampreia”. No entanto, as outras tradições mantêm-se, a Rota da Lampreia irá atrair centenas de amantes desta iguaria para Penafiel”. É um evento dedicado à sua degustação “à moda de Penafiel” e será apresentado já no próximo dia 9 de fevereiro, contando com a presença especial do masterChef, Óscar Geadas, chefe que irá confecionar a iguaria e reinventá-la no prato.

Segundo Antonino de Sousa, o presidente da câmara municipal de Penafiel, “a Rota da Lampreia de Penafiel tornou-se num dos momentos mais esperados pelos amantes da boa gastronomia portuguesa, ainda mais para os apreciadores desta iguaria tão nossa: a lampreia, com arroz ou à bordalesa”.

Adolfo Amílcar Moreno, vereador com o pelouro do turismo e feiras, afirma que “com mais uma edição da Rota da Lampreia pelos restaurantes aderentes, o Município de Penafiel pretende, uma vez mais, em parceria com os atores locais, levar a cabo a promoção da sua gastronomia, de um território rico em cultura, paisagens e tradições ancestrais”.

Durante as próximas quatro semanas, o tradicional prato de arroz de lampreia e de lampreia à bordalesa irão destacar-se nos seguintes restaurantes: Restaurante Solar do Souto, Casa das Lampreias, Restaurante O Miradouro, Restaurante Taberna Fininha, Restaurante Rocha, Restaurante D’Aurora, Restaurante O Veraz, Restaurante São Martinho Plaza Grill, Restaurante O Engaço e Restaurante Casa. Para mais informações:https://www.cm-penafiel.pt/rota-da-lampreia-2022/.