aveleda
Publicidade

A marca de vinhos Aveleda, criada na Quinta da Aveledano concelho de Penafiel, foi distinguida com o ‘Referencial Nacional de Sustentabilidade’, a mais importante certificação nacional que valida práticas ambientais, sociais e de gestão responsáveis.

O ‘Referencial Nacional de Sustentabilidade’ é promovido pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e pela ViniPortugal e resulta de uma auditoria independente que assegura o cumprimento de elevados padrões legais e a adoção de políticas inovadoras orientadas para a proteção ambiental e o bem-estar das comunidades.

Segundo Martim Guedes, co-CEO da Aveleda, “este é, sem dúvida, o ‘ano da sustentabilidade’. Estes reconhecimentos são o reflexo da nossa visão, que alia a tradição, a inovação e a responsabilidade social em tudo o que fazemos”.

Entre as iniciativas que sustentam este compromisso, destacam-se a produção de energia renovável, a utilização de garrafas mais leves para reduzir a pegada de carbono, a plantação anual de centenas de árvores e a disponibilização de habitações para colaboradores e antigos colaboradores.

Assim, com estes reconhecimentos nacionais e internacionais, a Aveleda reforça o compromisso de continuar a criar impacto positivo em todas as etapas do seu processo produtivo, da vinha até ao consumidor final.

Fundada em 1870, a Aveleda opera nas regiões dos Vinhos Verdes, Douro, Bairrada e Algarve, com cerca de 600 hectares de vinha e uma equipa de 175 colaboradores. Presente em mais de 70 países, incluindo mercados como os EUA, Brasil, Canadá, Alemanha e França, a empresa continua a ser pioneira no setor, não apenas pelas práticas agrícolas sustentáveis, mas também pelo seu foco na responsabilidade social.

Desde 2017, é a única empresa vitivinícola em Portugal certificada pelo referencial Entidade Familiarmente Responsável.