fogo incendio chamasFoto: suhasrawool/Pixabay
Publicidade

Na próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro, o auditório do Museu Municipal de Penafiel vai acolher a apresentação da Comissão Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa, pelas 10h00.

Em comunicado, a CIM do Tâmega e Sousa informa que esta comissão é um órgão de coordenação que tem como missão “a execução da estratégia de gestão integrada de fogos rurais, a articulação dos programas de gestão do fogo rural e de proteção das comunidades contra incêndios rurais, assim como programas conexos de entidades públicas e privadas e o respetivo planeamento à escala sub-regional”.

O Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) prevê quatro níveis territoriais de desenvolvimento, um dos quais o sub-regional, no âmbito das NUT III, como é o caso do Tâmega e Sousa.

A gestão do SGIFR é realizada através de comissões de gestão integrada de fogos rurais, cabendo à CIM do Tâmega e Sousa a função de presidir à Comissão Sub-regional de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Tâmega e Sousa. Esta forma de gestão veio “valorizar as sub-regiões, de acordo com os limites das NUT III, precisamente pela importância da existência de uma gestão integrada por sub-região na problemática dos fogos rurais”.