O município de Penafiel anunciou que vai instalar um centro de rastreio “Walk Thru” no Largo Conde de Torres Novas (Campo da Feira).Este novo posto, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Penafiel e o Laboratório de Análises Clínicas Vale do Sousa, vai entrar em funcionamento na próxima quarta-feira, dia 5 de janeiro, para realizar Testes Rápidos de Antigénio (TRAg Profissional), sendo que cada utente tem direito a quatro testes gratuitos por mês.

Durante a semana, o horário de funcionamento a vigorar será das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30. Ao sábado, funcionará das 9h00 às 13h00 e, ao domingo, das 10h00 às 13h00. Quem pretender ser testado não necessitará de marcação prévia, basta deslocar-se a pé até às instalações e aguardar a sua vez, sendo o atendimento feito por ordem de chegada, mas limitado ao horário disponível.

O prazo habitual de entrega de resultados da análise COVID-19 de Teste de Antigénio (TRAg Profissional) é de aproximadamente quatro horas após a realização da colheita, mas “poderá haver constrangimentos devido à grande afluência à testagem”, informa um comunicado da autarquia.

O objetivo é “combater a grande afluência à testagem, disponibilizando um novo centro de rastreio, ao mesmo tempo que se promove a realização de testes de diagnóstico à COVID-19 e, consequentemente, se diminui o risco de contágio”.