No passado sábado, dia 25 de março, o Grupo de Teatro Amador de São Vicente de Pinheiro recriou a “Serra da Velha”, uma tradição antiga realizada na freguesia das Termas, concelho de Penafiel. 

O grupo refere, em nota de imprensa, que “apesar de o tempo não ter ajudado à festa, pois fomos brindados com muita chuva, foram muitas as pessoas que marcaram presença neste evento de recriação de uma tradição antiga”. 

Publicidade

Assim, às 21h00, partia o cortejo fúnebre da Velha (D.ª Putin Keapariu) que saiu da Tasquinha de Sto. António, liderado pelo Grupo de Bombos de S. Romão (de Vila Cova) e pelo Rancho Folclórico de S. Vicente. Seguiram os netos com as Tochas / Candeeiros, a Bandeira Fúnebre do evento, o Sr. Padre e Acólito e os Gatos pingados que carregaram a velha, devidamente assistida pela médica e enfermeira. O cortejo terminava com as carpideiras que berravam e choravam a todos os pulmões, a perda da D.ª Putin Keapariu.

Depois de chegarem à capela, foi a vez do Grupo de Bombos e o Rancho atuarem. De seguida, foi lido o testamente da velha pelo Sr. Dr. Juiz, seguido da teatralização das exéquias fúnebres da velha. Testamento este que recebeu “muitas contribuições e arrancou várias gargalhadas a todos os que se deslocaram ao Monte de Sto. António”.

O grupo referiu ainda, em comunicado, que foi “muito gratificante para a organização sentir o apoio da população que aderiu em massa a esta recriação, e a parceria do Grupo de Bombos de S. Romão, do Rancho Folclórico de S. Vicente e da Associação da Portela que “deu vida” à nossa velha”.

Foi com o evento Serra da Velha, que o Grupo de Teatro Amador de São Vicente de Pinheiro encerrou o Inverno e deu as boas-vindas à Primavera.

Conheça melhor a tradição da “Serra da Velha”

Publicidade