A Festa do Corpo de Deus vai regressar ao concelho de Penafiel. De 9 a 18 de junho, o centro da cidade de Penafiel vai voltar a receber as tradicionais celebrações daquela que é uma das principais festas do concelho.

Os carrosséis, diversões, vendedores e rulotes de comes e bebes poderão encontrar-se no campo da feira, como é tradicional. Também a música se fará presente, com uma atuação da banda The Lucky Duckies, pelas 22h00, no campo da feira, que celebra 35 anos de carreira.

Depois de dois anos sem se realizar, devido à pandemia da COVID-19, o ano de 2022 marca o regresso desta festa, que contará com o tradicional Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os Bailes dos Ofícios e ainda com a Majestosa Procissão do Corpo de Deus.

Em comunicado, o município informa que o Cortejo do Carneirinho, instituído pelos alunos das escolas de Penafiel desde finais do século XIX, vai marcar o início das comemorações, no dia 9 de junho, às 10h30, com ponto de partida no Campo Conde de Torres Novas, popularmente conhecido com Campo da Feira. Neste cortejo, cada turma vai desfilar pelas principais ruas da cidade com o seu carneirinho devidamente adornado e, posteriormente, oferecido ao professor, num gesto simbólico de agradecimento e respeito.

No dia 15 de junho, às 21h30, é o momento da tradicional Cavalhada, que parte do Campo Conde de Torres Novas e percorre as avenidas da cidade até ao edifício dos Paços do Concelho. A Cavalhada parte em desfile, num carro puxado por uma parelha de cavalos, que transportará a Figura da Cidade. Chegada à Câmara Municipal de Penafiel, a Figura da Cidade irá, saudar os autarcas, que se encontram na varanda principal do edifício.

No decorrer da Cavalhada vão atuar os bailes tradicionais, nomeadamente, o Baile dos Ferreiros, Baile dos Turcos, Baile das Floreiras, Baile dos Pausinhos e Baile dos Pedreiros que, em desfile pelas ruas da cidade, continuam a atrair muitos visitantes para a cidade. A atuação dos Bailes recupera a tradição das antigas “danças e invenções” que, séculos antes, constituíam a obrigação das corporações de ofícios.

No dia 16 de Junho será realizada a Missa Solene na Igreja Matriz, às 11h30. Ainda no dia do Corpo de Deus terá lugar o ponto alto das festividades, a Majestosa Procissão, que sairá da Igreja Matriz às 17h30. A procissão do Corpo de Deus vai fazer a habitual paragem no Santuário do Sameiro, onde se procede à bênção da cidade e do concelho e que contará ainda com uma largada de pombos, símbolo de paz e esperança, em colaboração com a Sociedade Columbófila de Penafiel.

No dia seguinte, dia 17, às 21h45, o Largo da Ajuda acolhe dois concertos, protagonizados pela Banda Musical de Lagares e a Banda Musical de Rio Mau.

No último dia de festas, terá lugar a Noite de Bombos da Cidade de Penafiel, que irá contar com a participação de mais de 30 grupos de bombos de vários concelhos do norte do país.