Após Sónia Moreira ter apresentado o livro “Wow – Um Túnel do Tempo?!” em Marco de Canaveses, chega a altura de o levar até ao público na sua terra natal, em Penafiel, no dia 2 de dezembro.

Em maio, a autora, tinha partilhado com o Jornal A VERDADE que “Wow – Um túnel do tempo?!” retrata uma viagem, que “reflete a preocupação atual dos pais e profissionais do ensino e de saúde relativa ao foco das crianças nas tecnologias, que acabam por competir com todas as experiências das brincadeiras no recreio, jogar à bola, andar de bicicleta, jogar à macaca, ao elástico, e de toda a imprevisibilidade que essas atividades trazem”, revelou.

Após o lançamento do livro, Sónia Moreira partilha que o feedback “tem sido excelente, o que me tem deixado verdadeiramente feliz! Alguns dos leitores que adquiriram o livro enviaram-me vídeos que mostram os mais novos a ler para a família ou, por outro lado, a ouvirem a história antes de dormir e a cultivar hábitos de leitura”.

Ao longo dos meses, a autora tem colecionado “desenhos elaborados por algumas crianças a quem apresentei o livro, sobre a escola do futuro. Adoro apreciar a sua criatividade pois retratam nos desenhos várias ideias sobre o futuro, sobre o que está para lá do ‘túnel do tempo’. E, felizmente, a maioria retrata cenários repletos de muita brincadeira e divertimento”.

Ainda, Sónia Moreira conta que foi “surpreendida” quando foi criada uma peça de teatro baseada no seu livro no Grande Colégio da Póvoa do Varzim.

Após partilhar alguns dos momentos que a marcaram, acredita que a apresentação na Biblioteca Municipal de Penafiel será “muito gratificante. Será num contexto diferente daquele do Marco de Canaveses, pois aí foi direcionado para a população escolar. Em Penafiel será direcionado para os adultos, entre os quais a minha família e amigos”, diz.

Desta forma, revela que “vou levar um bocadinho do Marco comigo. Tinha que ser!”, já que a apresentação irá ser conduzida pela professora primária, Manuela Ambrósio, que reside em Marco Canaveses. Para além disso, à semalhança de maio, o filho Pedro, uma das personagens representadas no livro, pediu para voltar a subir ao palco e acompanhar a mãe neste projeto.

Sónia Moreira afirma que quando se fala do livro, o filho fica “muito vaidoso. Já fui ao infantário dele apresentar aos seus amigos e foi um sucesso. Notei que nesse momento sentiu-se verdadeiramente especial. Isso foi particularmente importante para ele e para mim, pois este período coincidiu com o nascimento do irmão, João, agora com 3 meses. Como ele no livro está em grande plano, ajudou a ‘diluir’ a maior atenção que o irmão exigiu nos seus primeiros meses de vida e a fazê-lo sentir-se mais valorizado”, conta.

Quando questionada se pretende escrever um novo livro e dedicá-la ao segundo filho, Sónia Moreira responde que “é muito precoce. Para já, prefiro aproveitar o que este livro ainda me está a dar e, quem sabe, retomar a escrita do blog, debruçada sobre novos desafios que a experiência da maternidade me trouxe e, assim, ajudar outros pais a lidar com eles”.

Em 2017, a escritora e médica, criou o blog “A mãe e os 3 P’s” cujos P’s são o “Pai”, o “Pedro” e o “Pirata” (cão), onde já escreveu sobre diversos assuntos numa perspetiva de médica, com a devida fundamentação científica e, também, na perspetiva de pessoa, mostrando o seu lado mais humano.

Para mais informações sobre o livro e a autora pode ler o seguinte artigo.