O concelho de Penafiel vai acolher uma caminhada solidária “Juntos contra a Pólio”, este sábado, dia 29 de outubro, organizado pelo Rotary Clube.

O encontro está marcado para as 10h00, no Largo da Ajuda, e a caminhada tem início previsto para as 10h30. Os participantes devem trazer uma peça de roupa vermelha.

A iniciativa tem duração prevista de uma hora e pretende ser “um percurso pela cidade, desenhado para principiantes, a pensar no companheirismo, na solidariedade e também, na saúde de todos”, informa o Rotary Clube em nota de imprensa.

As inscrições são realizadas no Largo da Ajuda e o valor angariado reverte na totalidade para o combate à pólio.

“A pólio (poliomielite) é uma doença infeciosa, paralisante e potencialmente mortal que afeta mais comumente crianças menores de 5 anos. O vírus passa de pessoa para pessoa, normalmente pela água contaminada, podendo atacar o sistema nervoso”, explica a organização.

O Rotary trabalha há mais de 35 anos no sentido de erradicar a pólio e garante “que está muito próximo de o alcançar. Através da atividade rotária os casos de pólio foram reduzidos em 99,9% no mundo”.

Caso a doença não fosse combatida, é previsível que “dentro de 10 anos, poderia paralisar até 200 mil crianças por ano”.

“Os associados do Rotary doaram fundos e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram ainda para obter o apoio de governos de diversos países e atualmente a pólio permanece endémica em dois países, Afeganistão e Paquistão”, termina o Rotary Clube em comunicado de imprensa.

A iniciativa é realizada em colaboração com a ADISCREP (Associação para o Desenvolvimento em Penafiel), a Associação Cavalum Trails e o Instituto de Línguas APAR.

Para mais informações pode consultar o link.