Município lançou mais medidas de apoio e assegurou mais creches, mais sessões de Reiki gratuitas para doentes oncológicos, promoveu projeto “ menos pausa + movimento” e garantiu administração gratuita da vacina contra a gripe para maiores de 65.

O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) atribuiu a Penafiel, pelo sétimo ano consecutivo, o estatuto de “Município Amigo das Famílias” e entregou o diploma de Autarquia pertencente à “Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias”, numa cerimónia que decorreu em Coimbra.

A distinção premeia autarquias comprometidas com políticas amigas das famílias com filhos, com a qualidade de vida e inclusão social. A Câmara Municipal de Penafiel conta ainda com a distinção “palma de ouro”, uma vez que há mais de três anos que recebe este estatuto.

Para Daniela Oliveira, vereadora da Família e Inclusão Social, a Câmara Municipal de Penafiel continua “a criar condições especiais no acolhimento e na forma como apoia as famílias, com especial atenção para os mais jovens, para as famílias numerosas, mas também para a população mais sénior”.

Nesse sentido, o reconhecimento do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis “deixa-nos muitos felizes e satisfeitos pelo trabalho que realizamos em prol de um concelho mais justo e solidário”, afirmou.

De acordo com informação disponibilizada pelo município, cerca de quatro mil famílias são apoiadas de forma direta ou indireta pelas diversas medidas em vigor, sendo que Observatório é o único que avalia políticas locais direcionadas especificamente para a família, analisando iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

No caso de Penafiel, foram implementadas recentemente mais medidas de apoio às famílias no âmbito da pandemia, através do financiamento para a construção de quatro novas creches no concelho.

Para além disso, através do protocolo celebrado com o Núcleo de Reiki de Penafiel, foram asseguradas sessões de reiki gratuitas a doentes oncológicos e famílias. Criou o projeto “menos pausa + movimento”, um programa de promoção do exercício e da saúde vocacionado para mulheres pós-menopáusicas, envolvendo igualmente uma componente científica, em parceria com a UTAD, ACES e CHTS, assim como o programa “Séniores ++ Atitude é Saúde”, colocando utentes das IPSS’s em movimento.

A autarquia procedeu ainda à instalação de uma equipa para implementar a Cidade Amiga das Crianças, programa criado pelo UNICEF e reforçou o protocolo com a Associação Farmácias Portuguesas que permitiu a administração gratuita da vacina contra a Gripe a mais de 1000 munícipes com 65 ou mais anos.

O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), em parceira com Instituto da Segurança Social, acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas facilitadoras da vida às famílias que vivem nas autarquias portuguesas, é o único Observatório que avalia políticas locais, com total abrangência de áreas avaliadas e cobertura de todo o território nacional.